SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA COM INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FISICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88107 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 10657 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA COM INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FISICA" "resumo" => "O discurso de que a matemática é uma disciplina de difícil entendimento, é uma visão que dicotomia o ensino e aprendizagem e que permeia na fala de muitos discentes, diante disso faz-se necessário intervenções que minimize a distância e relevância que os estudantes colocam frente ao estudo dessa ciência. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo a realização de uma sequência didática com interdisciplinaridade entre a matemática e a educação física para o ensino e aprendizagem de função quadrática. O percurso metodológico foi delineado pelas fases da sequência didática, realizada com alunos da 1ª série do Ensino Médio e contou com o uso de objetos de aprendizagem o Storyboard para o uso de histórias em quadrinhos e o simulador PhET, com os quais foram possíveis realizar a contextualização e simulações com o estudo da curva, no caso a parábola. Os resultados alcançados revelaram que os discentes conseguiram estabelecer a relação entre as disciplinas, percebendo sobretudo a presença da matemática em outros contextos, pois para fins de avaliação os discentes conseguiram refletir, interpretar e perceber o estudo de curvas presente em outro contexto, e para demonstração construíram mapa conceitual. Portanto, é possível afirmar que houve uma interação significativa dos alunos, mostrando a importância dos objetos de aprendizagem quando atrelados a sequência didática na construção do conhecimento dos discentes e como prática metodológica para o docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10657_TB211_04062022192905.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERA JANETE ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Janete Alves" "autor_email" => "cjanetealves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88107 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 211 "inscrito_id" => 10657 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA COM INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FISICA" "resumo" => "O discurso de que a matemática é uma disciplina de difícil entendimento, é uma visão que dicotomia o ensino e aprendizagem e que permeia na fala de muitos discentes, diante disso faz-se necessário intervenções que minimize a distância e relevância que os estudantes colocam frente ao estudo dessa ciência. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo a realização de uma sequência didática com interdisciplinaridade entre a matemática e a educação física para o ensino e aprendizagem de função quadrática. O percurso metodológico foi delineado pelas fases da sequência didática, realizada com alunos da 1ª série do Ensino Médio e contou com o uso de objetos de aprendizagem o Storyboard para o uso de histórias em quadrinhos e o simulador PhET, com os quais foram possíveis realizar a contextualização e simulações com o estudo da curva, no caso a parábola. Os resultados alcançados revelaram que os discentes conseguiram estabelecer a relação entre as disciplinas, percebendo sobretudo a presença da matemática em outros contextos, pois para fins de avaliação os discentes conseguiram refletir, interpretar e perceber o estudo de curvas presente em outro contexto, e para demonstração construíram mapa conceitual. Portanto, é possível afirmar que houve uma interação significativa dos alunos, mostrando a importância dos objetos de aprendizagem quando atrelados a sequência didática na construção do conhecimento dos discentes e como prática metodológica para o docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10657_TB211_04062022192905.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÍCERA JANETE ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Janete Alves" "autor_email" => "cjanetealves@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }