O Presente trabalho caracteriza-se como pesquisa de campo exploratória, referente às experiências vivenciadas no estágio obrigatório de gestão do curso de pedagogia, com embasamento na luz de alguns teóricos como Ferreira (2008), Oliveira e Dragon (2012), Heloísa Lück (2009), Dourado (2011), entre outros, que dão ênfase no modelo de gestão democrática e participativa, suas principais contribuições que possuem no campo educacional, e a importância da relação gestão e comunidade escolar. O objetivo geral do presente trabalho é descrever a importância da gestão democrática e participativa, afim de apresentar suas relevâncias no âmbito educacional. Diante do contexto, ressalta o relato de experiências vivenciadas na gestão da escola, a relevância do gestor participativo em consonância com a comunidade escolar, os métodos alternativos para inserir os alunos, escola e os pais nas práticas pedagógicas. A pesquisa visa favorecer a gestão democrática e participativa, trazendo à tona reflexões das práticas escolares, tendo em vista, a formação continua, participação da comunidade, e ensino aprendizagem dos alunos.