Atividades experimentais têm sua importância reconhecida para o ensino de química pois são ferramentas eficientes para auxiliar na compreensão macroscópica de fenômenos que ocorrem microscopicamente e, no contexto da pandemia de Covid-19, em que o modelo de ensino remoto foi adotado, é essencial buscar alternativas para realização de tais atividades. Neste sentido, o presente trabalho buscou investigar a eficácia da experimentação mediante vídeos como uma ferramenta de ensino das soluções químicas em tempos de aulas remotas. A pesquisa foi realizada com 78 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, instituição pública de ensino localizada no município de Apodi-RN. O presente trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. O desenvolvimento da pesquisa teve início a partir da produção e disponibilização de vídeo contendo demonstrações de experimentos relativos às soluções químicas. Na sequência foi disponibilizado um questionário virtual para compreender as visões dos estudantes acerca da importância e das formas de utilização das atividades experimentais no ensino de química. Os dados obtidos permitiram concluir que, na visão dos estudantes, as atividades experimentais são fundamentais para o ensino da química e que, apesar do seu valor, a demonstração de experimentos através de vídeos não se configura como a melhor estratégia de ensino, pois dessa forma, o aluno participa como um mero expectador do processo.