DESAFIOS DA AVALIAÇÃO PARA ALUNOS AUTISTAS INSERIDOS EM SALAS REGULARES.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89026 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2187 "inscrito_id" => 13379 "titulo" => "DESAFIOS DA AVALIAÇÃO PARA ALUNOS AUTISTAS INSERIDOS EM SALAS REGULARES." "resumo" => "O presente artigo propõe discutir questões em relação às práticas avaliativas para alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA). A análise aqui apresentada, baseou-se nas seguintes questões: Como são avaliados os alunos com autismo? A escola regular está preparada para atender o aluno com TEA? Esta investigação foi realizada através de estudos bibliográficos, bem como por meio de uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com duas docentes que atuam em salas regulares do Ensino Fundamental. Constatou-se que as ações pedagógicas em relação aos alunos com deficiência demonstram que, por mais que os docentes busquem se qualificar, ainda há uma grande dificuldade, pelo fato deles estarem vinculados a avaliação tradicional, e a falta de apoio da escola, como também das famílias. Entretanto, para se ter uma educação de qualidade é necessário se adaptar às diferenças e as particularidades de cada aluno. O ponto principal é fazer com que o estudante se sinta incluído no meio onde estuda, disponibilizando todos os recursos necessários para uma boa aprendizagem. Ademais, a avaliação adequada para os alunos com deficiência é a avaliação qualitativa da aprendizagem, que foca na participação do aluno, onde o objetivo principal é tornar o ensino cada vez mais inclusivo para todos os discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13379_TB2187_04122022224144.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA RODRIGUES ITALIANO JUNQUEIRA" "autor_nome_curto" => "Andressa Italia" "autor_email" => "andressajunqueira10@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89026 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2187 "inscrito_id" => 13379 "titulo" => "DESAFIOS DA AVALIAÇÃO PARA ALUNOS AUTISTAS INSERIDOS EM SALAS REGULARES." "resumo" => "O presente artigo propõe discutir questões em relação às práticas avaliativas para alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA). A análise aqui apresentada, baseou-se nas seguintes questões: Como são avaliados os alunos com autismo? A escola regular está preparada para atender o aluno com TEA? Esta investigação foi realizada através de estudos bibliográficos, bem como por meio de uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com duas docentes que atuam em salas regulares do Ensino Fundamental. Constatou-se que as ações pedagógicas em relação aos alunos com deficiência demonstram que, por mais que os docentes busquem se qualificar, ainda há uma grande dificuldade, pelo fato deles estarem vinculados a avaliação tradicional, e a falta de apoio da escola, como também das famílias. Entretanto, para se ter uma educação de qualidade é necessário se adaptar às diferenças e as particularidades de cada aluno. O ponto principal é fazer com que o estudante se sinta incluído no meio onde estuda, disponibilizando todos os recursos necessários para uma boa aprendizagem. Ademais, a avaliação adequada para os alunos com deficiência é a avaliação qualitativa da aprendizagem, que foca na participação do aluno, onde o objetivo principal é tornar o ensino cada vez mais inclusivo para todos os discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13379_TB2187_04122022224144.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA RODRIGUES ITALIANO JUNQUEIRA" "autor_nome_curto" => "Andressa Italia" "autor_email" => "andressajunqueira10@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }