Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA AVALIAÇÃO PARA ALUNOS AUTISTAS INSERIDOS EM SALAS REGULARES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89026
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2187
    "inscrito_id" => 13379
    "titulo" => "DESAFIOS DA AVALIAÇÃO PARA ALUNOS AUTISTAS INSERIDOS EM SALAS REGULARES."
    "resumo" => "O presente artigo propõe discutir questões em relação às práticas avaliativas para alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA). A análise aqui apresentada, baseou-se nas seguintes questões: Como são avaliados os alunos com autismo? A escola regular está preparada para atender o aluno com TEA? Esta investigação foi realizada através de estudos bibliográficos, bem como por meio de uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com duas docentes que atuam em salas regulares do Ensino Fundamental. Constatou-se que as ações pedagógicas em relação aos alunos com deficiência demonstram que, por mais que os docentes busquem se qualificar, ainda há uma grande dificuldade, pelo fato deles estarem vinculados a avaliação tradicional, e a falta de apoio da escola, como também das famílias. Entretanto, para se ter uma educação de qualidade é necessário se adaptar às diferenças e as particularidades de cada aluno. O ponto principal é fazer com que o estudante se sinta incluído no meio onde estuda, disponibilizando todos os recursos necessários para uma boa aprendizagem. Ademais, a avaliação adequada para os alunos com deficiência é a avaliação qualitativa da aprendizagem, que foca na participação do aluno, onde o objetivo principal é tornar o ensino cada vez mais inclusivo para todos os discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13379_TB2187_04122022224144.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA RODRIGUES ITALIANO JUNQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Andressa Italia"
    "autor_email" => "andressajunqueira10@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89026
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2187
    "inscrito_id" => 13379
    "titulo" => "DESAFIOS DA AVALIAÇÃO PARA ALUNOS AUTISTAS INSERIDOS EM SALAS REGULARES."
    "resumo" => "O presente artigo propõe discutir questões em relação às práticas avaliativas para alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA). A análise aqui apresentada, baseou-se nas seguintes questões: Como são avaliados os alunos com autismo? A escola regular está preparada para atender o aluno com TEA? Esta investigação foi realizada através de estudos bibliográficos, bem como por meio de uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com duas docentes que atuam em salas regulares do Ensino Fundamental. Constatou-se que as ações pedagógicas em relação aos alunos com deficiência demonstram que, por mais que os docentes busquem se qualificar, ainda há uma grande dificuldade, pelo fato deles estarem vinculados a avaliação tradicional, e a falta de apoio da escola, como também das famílias. Entretanto, para se ter uma educação de qualidade é necessário se adaptar às diferenças e as particularidades de cada aluno. O ponto principal é fazer com que o estudante se sinta incluído no meio onde estuda, disponibilizando todos os recursos necessários para uma boa aprendizagem. Ademais, a avaliação adequada para os alunos com deficiência é a avaliação qualitativa da aprendizagem, que foca na participação do aluno, onde o objetivo principal é tornar o ensino cada vez mais inclusivo para todos os discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13379_TB2187_04122022224144.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA RODRIGUES ITALIANO JUNQUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Andressa Italia"
    "autor_email" => "andressajunqueira10@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo propõe discutir questões em relação às práticas avaliativas para alunos com Transtorno Espectro Autista (TEA). A análise aqui apresentada, baseou-se nas seguintes questões: Como são avaliados os alunos com autismo? A escola regular está preparada para atender o aluno com TEA? Esta investigação foi realizada através de estudos bibliográficos, bem como por meio de uma pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada com duas docentes que atuam em salas regulares do Ensino Fundamental. Constatou-se que as ações pedagógicas em relação aos alunos com deficiência demonstram que, por mais que os docentes busquem se qualificar, ainda há uma grande dificuldade, pelo fato deles estarem vinculados a avaliação tradicional, e a falta de apoio da escola, como também das famílias. Entretanto, para se ter uma educação de qualidade é necessário se adaptar às diferenças e as particularidades de cada aluno. O ponto principal é fazer com que o estudante se sinta incluído no meio onde estuda, disponibilizando todos os recursos necessários para uma boa aprendizagem. Ademais, a avaliação adequada para os alunos com deficiência é a avaliação qualitativa da aprendizagem, que foca na participação do aluno, onde o objetivo principal é tornar o ensino cada vez mais inclusivo para todos os discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Jaqueline Rodrigues Italiano

    O presente artigo é pertinente diante dos desafios educacionais vivenciado em nosso país. Parabéns pelo tema e determinação em levar esse assunto à reflexão.

    13/12/2022 09:33:20
  • Remulu Martins

    Em primeiro lugar, que lhe parabenizar pela escolha do tema. Nessa mesma toada, sendo pai de um AUTISTA, fico muito feliz por ter pessoa no mundo que se importam com pessoas "com necessidade educacionais especiais".

    13/12/2022 09:07:09
  • Kaio Phellipe Moura Carvalho

    Ótimas observações! Seu artigo está bem elaborado, é tem uma ótima reflexão sobre essa problemática recrudecente no país. Suas falas demonstram que você tem dominação do assunto que foi abordado. Parabéns pelo artigo!

    13/12/2022 00:53:14

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.