O trabalho faz parte da pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) que tem como objetivo conhecer as trajetórias de vida, pesquisas, trabalhos e premiações de professoras negras, mostrando que elas também produzem ciência. O debate e as análises partem de autores com pesquisas consolidadas que versam sobre a ciência a partir da discussão de gênero e raça. A partir destas pesquisas, problematizamos o currículo eurocêntrico que nega outras possibilidades de construção de conhecimentos ao longo da história. Iniciamos com um levantamento de projetos que dialogam com nosso objetivo, e traçamos o perfil dos professores e professoras que atuam nos campi do IFRJ que ofertam licenciaturas. Elaboramos o perfil partir da aplicação de questionário com questões de múltipla escolha. Em seguida fizemos o recorte selecionando as professoras que se auto declaram negras e que atuam nas áreas da matemática, da química e da física. Encontramos como resultado parcial um número pequeno de professoras negras no recorte traçado e partir deste contato inicial, seguiremos para a próxima etapa que será a realização de entrevistas. Buscamos colher dados sobre suas produções na área de estudo. A pesquisa visa contribuir com o debate de gênero e de raça na ciência dando visibilidade as trajetórias das professoras negras, com ênfase em suas produções.