O presente artigo buscou investigar as concepções que orientam a prática de professores, quanto ao planejamento e a implementação de atividades de ensino com a interface da metodologia da aprendizagem cooperativa. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo estudo de caso realizada com três professores de Física da rede pública estadual do Ceará. O estudo foi pautado nas questões: quais concepções alternativas orientam o fazer docente dos professores? Em que termos essas concepções reverberam no fazer cotidiano da sala de aula? Os instrumentos de coleta de informações utilizados foram o questionário de dilemas, a entrevista semiestruturada e a observação. Para a análise das entrevistas recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin. Quanto ao questionário de dilemas as respostas dos professores concentraram-se no perfil construtivo, por outro lado, os excertos de fala extraídos das entrevistas situaram-se nos perfis direto e interpretativo. Resultados semelhantes foram obtidos em pesquisas anteriores. Tais divergências apontam para a urgência de se introduzir durante a formação inicial estratégias de ensino com viés construtivista, bem como evidenciam a necessidade de se estabelecer redes colaborativas com vistas ao compartilhamento de saberes da profissão.