SILVA, Rafael Sabino Da et al.. Brincadeiras e os jogos no espaço do aee. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88927>. Acesso em: 22/11/2024 21:09
Este artigo busca-se refletir a partir das leituras feitas em artigos científicos e periódicos acerca das brincadeiras e jogos na sala do AEE, que é uma sala de atendimento educacional especializado as crianças deficientes e como essa sala de recurso pode ser fundamental no processo de ensino aprendizagem das crianças. O objetivo geral desta pesquisa é observar como o processo de ensino-aprendizagem vem acontecendo por meio das brincadeiras e dos jogos na sala do AEE e como a ludicidade vem contribuindo para desenvolver as habilidades e competências dos alunos de forma mais efetiva e como essa aprendizagem acontece de modo significativo por meio do ato de brincar e jogar. Observa-se que o material lúdico didático vem desencadeando grandes resultados no processo de ensino aprendizagem dos alunos, pois a criança passa a internalizar o processo cognitivo que contribui na aprendizagem da criança por meio do ato de brincar. A pesquisa foi de base bibliográfica e qualitativa, seguindo o arcabouço teórico de pensadores como: SAÚDE; CARNEIRO (2013); CORDAZZO (2007); LANDAU (2002); KISHIMOTO (2010); MALUF (2008); SANCHEZ (2005); ROLIM; GUERRA; TASSIGNY (2008); WERNECK (1997). Que trouxeram uma riquíssima reflexão acerca do lúdico na sala de recurso e como as brincadeiras e os jogos vem sendo crucial no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades e competências das crianças deficientes.