Este trabalho aborda a prática docente e discente, a partir da curricularização da extensão universitária no curso de Licenciatura em Pedagogia da UPE Campus Mata Norte. A formação de professores para a educação básica requer um olhar interdisciplinar sobre o ambiente escolar e não escolar. A docência no ensino superior tem como base a articulação entre ensino, pesquisa e extensão; a relação com os saberes (conhecimentos científicos, próprios da academia, e os saberes da experiência dos sujeitos em formação), através da ação dialógica e intercultural, de forma a promover a aproximação entre a Universidade e a comunidade em seu entorno. A curricularização da extensão possibilitou a articulação entre teoria e a prática da extensão universitária através da elaboração e execução de projetos desenvolvidos no âmbito da vivência extensionista II - Educação Ambiental e Sustentabilidade, durante o período letivo 2021.2. Os temas abordados envolvem a cultura e artesanato local; educação ambiental, sustentabilidade, poluição dos rios, reciclagem, movimentos sociais, reinserção social, horta e comunidade. A pedagogia de projetos enquanto metodologia na construção do conhecimento e mediação pedagógica, contribuiu para o desenvolvimento de propostas criativas, críticas e com impactos sociais relevantes no campo da educação e da pedagogia social, possibilitou o protagonismos dos discentes universitários e a aproximação com a comunidade local e com o público beneficiados. Os resultados contribuem para a formação de professores, mediação e inovação pedagógica no âmbito do ensino superior.