O presente estudo engendrou-se na discussão sobre a importância do Projeto Político Pedagógica para as escolas no Brasil, como ferramenta imprescindível de planejamento e engajamento educacional. Com isso, sua função social da escola de emancipação e consciência de classe, através de uma perspectiva interdisciplinar entre alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará Campus Guamá - PA e do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Rural Federal do Pará Campus Tomé-Açu. Tendo como objetivo, ressaltar o percurso da criação e da efetivação da gestão democrática em uma escola do Município de Benevides - Pará. Ademais, trata-se de uma pesquisa com procedimentos bibliográficos que nortearam o trabalho como um todo com abordagem qualitativa. O artigo buscou responder às seguintes questões norteadoras: A) Que cidadãos queremos formar? B) Como o PPP pode servir como ferramenta para a emancipação dos alunos? A pesquisa ocorreu de junho a julho de 2022. Portanto, conclui-se que a construção do PPP é Indubitavelmente relevante para o processo de vivência acadêmica dos estudantes. Dessa forma, o Projeto-Político-Pedagógico auxilia para que a gestão seja democrática e com isso participativa, sociocrítica é indispensável o objetivo da escola de oferecer um ambiente digno para que os alunos possam aprender com qualidade, em um espaço com equidade buscando uma educação democrática, laica, justa e para todos.