A inserção da educação sexual no ambiente escolar, ainda que em passos lentos e rodeada de tabus, vem crescendo e possibilitando aos estudantes o acesso a informações pertinentes a respeito da sexualidade humana. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo salientar a importância e a contribuição da educação sexual na formação integral dos alunos da turma de 1º ano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Vereadora Edimar Martins da Cunha. Visando alcançar o objetivo proposto, fez-se o estudo de caso das ações e atividades lúdicas desenvolvidas durante seis meses, nelas os estudantes participaram de dinâmicas de sondagem, debates sobre os papeis sociais do homem e da mulher, vivência de recuperação da autoestima, rodas de conversa sobre puberdade, orientação sexual e ISTs. Verificou-se que a promoção da educação sexual no âmbito escolar e o emprego de atividades lúdicas, ampliaram o conhecimento dos alunos, modificando suas percepções acerca dos mais variados temas e tabus, tais dados foram obtidos na coleta de campo por meio de audiovisual e análise dos materiais produzidos ao longo do semestre. Dentre os apontamentos mais pertinentes dos participantes, destacou-se a melhora da autoestima e a compreensão dos eventos ocorrentes na puberdade. Portanto, conclui-se que e que é necessário debater esses assuntos nas instituições de ensino, promovendo a formação de indivíduos com maior capacidade em lidar com o seu próprio eu e com questões acerca da sexualidade.