Na perspectiva que as publicações cientificas sejam validadas faz-se necessário que tais produções sejam avaliadas, objetivando mensurar e compreender a dimensão científica, utilizando indicadores numéricos e análises estatísticas. Compreendendo tamanha essencialidade dessa avaliação, a presente pesquisa objetiva de forma geral realizar o levantamento cienciométrico sobre o Ensino de Ciências no que concerne a abordagem dos insetos na Educação Básica. Para sua realização foram analisados 181 artigos. Utilizamos dados de produção científica brasileira e internacionais baseada em artigos publicados em periódicos indexados na base de dados Web of Science (WoS) no período de 1950 a 2020. Após a leitura prévia dessa produção, foram selecionados 59 artigos científicos, cujo enfoque abordado era específico para os insetos no Ensino de Ciências. A interpretação cienciométrica foi realizada com base em indicadores. Como resultado destacamos em síntese: o crescimento do número de pesquisas a cada ano; a concentração de um maior número de publicações em jornais e/ou revistas classificados em estratos conceituados do Qualis-Periodicos; a dispersão de um número significativo de publicações em dezenas de revistas; um elevado grau de colaboração entre autores; crescimento das citações mais recentes, e por fim, abordagens temáticas que revelaram a preocupação dos pesquisadores na organização dos conteúdos da produção cientifica. Contudo são necessários mais trabalhos de pesquisas bibliométricas sobre o Ensino dos Insetos na educação básica buscando principalmente a elaboração de um quadro mais amplo e rico em detalhes que compreenda o desempenho dessa Classe acompanhada das produções na área da Educação, contribuindo, assim, para o seu crescimento.