O presente estudo teve como objetivo analisar o custo de uma diplomação para uma coordenação pedagógica da educação básica, a fim de entender quanto custa um diploma para uma coordenação pedagógica da educação básica. Considera-se que a coordenação pedagógica é essencial para o sucesso de uma instituição de ensino ao considerar que com seu engajamento coordena os movimentos da instituição e dos atores educativos observando os ideais e os princípios educativos. Para tanto, apresenta na sua estrutura três momentos: elucidar que a diplomação perpassa pela escola, academia, inserção social e seus reflexos na sociedade; discutir que o panorama escolar secular difere do atual, não somente em seus objetivos educacionais, mas nos objetivos econômicos e sociais; e identificar que a coordenação pedagógica transcorre timidamente em disciplinas de curso de graduação no Brasil e gradativamente progride para a especialização lato sensu. Este estudo, de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, consubstancia-se, dentre outros autores em Nóvoa (2017) e Cunha (2018), a fim de relacionar conhecimentos sobre docente educacional; e Alves (2011) para discutir a diplomação em meio ao percurso escola, academia, inserção social e sociedade. As conclusões deste estudo apontam que pensar o percurso formativo e entraves para diplomação do profissional que desempenha esta função é aspecto influenciador no fazer pedagógico dessa coordenação pedagógica e que o custo da diplomação, possa se dá, no somatório do nascedouro do sonho de lutar pela diferença, na luta diária pelo aprender, nas experiências e práticas acumuladas no exercício da função e nas relações tecidas entre os pares, e por fim, no tempo inovador e inventivo.