O presente artigo aborda a formação continuada e suas contribuições para a prática docente, uma vez que propicia condições favoráveis para enfrentar os desafios impostos pelo contexto da sociedade atual. Compreende-se que a formação continuada possibilita a internalização de novos saberes, como também o aprimoramento da prática no fazer pedagógico, socialização de experiências e o (re) fazer a ação docente. Neste sentido, o referido estudo tem como questão norteadora: como a formação continuada contribui para a melhoria da prática pedagógica e de que maneira pode influenciar de forma significativa no processo ensino- aprendizagem do aluno? Tendo como objetivo apresentar reflexões referentes a relevância da formação continuada e suas contribuições para a prática pedagógica dos (as) professores (as) do ensino fundamental anos iniciais. Como metodologia adotou-se a pesquisa bibliográfica pautada em uma análise qualitativa dos principais conceitos, pertinentes ao objeto de estudo. Os resultados mostraram que a formação continuada é imprescindível para o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo do professor em relação a prática docente; contribui para a qualidade da aprendizagem do alunado, bem como para a ampliação do conhecimento sobre o ensinar e o aprender. Além disso, o professor precisa constantemente se aperfeiçoar, pois permitirá que o mesmo elabore aulas que envolva e torne o aluno protagonista de seu processo de aprendizagem. Enfim, a formação continuada é de suma relevância, uma vez que desenvolve a autonomia dos professores no gerenciamento de sua própria formação, bem como auxilia, potencializa e viabilize a autoformação do pensamento autônomo do professor. Portanto, o desenvolvimento profissional que priorize a ação político pedagógica a partir da capacitação e preparação para o exercício desta profissão, contribuirá para a apreensão de conhecimentos e, consequentemente subsidiará a prática diária no sentido de interpretar os aspectos do contexto contemporâneo.