RODRIGUES, Karlen et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88473>. Acesso em: 23/12/2024 12:37
As áreas protegidas são um dos poucos locais onde a biodiversidade tem sua conservação assegurada, já que as atividades humanas são reguladas mediante legislação específica. Podem proporcionar aos moradores locais um maior contato com a natureza, tornando-se excelentes espaços para a realização de ações educativas que proporcionem a participação e o envolvimento da comunidade local. A pesquisa teve como objetivo avaliar a compreensão ambiental de estudantes e professores da área de abrangência de uma UC pertencente à categoria Parque Nacional e analisar como diferentes estratégias metodológicas podem auxiliar no desenvolvimento da Educação Ambiental crítica. Para isso, foram realizadas diferentes atividades no Parque Nacional do Iguaçu, como palestras, trilha ecológica e dinâmicas. Os envolvidos foram convidados a participar voluntariamente das atividades no interior da unidade. No total, haviam 16 participantes, de faixa etária entre 15 a 40 anos, sendo estes professores e estudantes da rede pública do estado do Paraná. A pesquisa teve caráter qualitativo e para a coleta dos dados, foi realizada a aplicação de pré e pós-questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados demonstram lacunas de conhecimento acerca dos temas abordados, pois muitos afirmaram não conhecer a importância do parque pedagogicamente, além de desconhecer os conflitos socioambientais presentes na unidade. Ressalta-se que são necessários mais estudos investigativos, a fim de compreender como as ações educativas devem ser aplicadas para trazer uma real sensibilização e um pensamento crítico às populações sobre a importância das áreas protegidas para a conservação e preservação dos recursos naturais.