A educação vêm sofrendo modificações com a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs), embora não de forma homogênea, visto que nem todas as instituições educacionais tem condições de implantar uma infraestrutura adequada para trabalhar com elas. Fora a questão da infraestrutura, ainda existe outro desafio que a educação tem enfrentado, que é o de capacitar os docentes para trabalhar com as tecnologias e engajar os discentes nos processos educacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa, fez-se uso da revisão bibliográfica, a partir dos seguintes autores: MORAN (2000); MASETTO (2012), LITTO E FORMIGA (2009), LIBÂNEO (2006), BARBOSA (2014), SILVA (2010) E GIL (2002). Tem como objetivo apresentar aos estudantes do curso técnico em multimeios didáticos, a importância e desafios do uso das tecnologias digitais para a formação docente e o protagonismo discente. Não se pretendeu aqui apresentar qual a melhor tecnologia utilizada como ferramenta didática, mas sim, verificar como o processo de ensino-aprendizagem ao ser mediado por tecnologias digitais, exigi dos docentes novas competências para ensinar, assim como dos discentes uma maior participação e autonomia para a sua aprendizagem. A pesquisa partiu de uma proposta de intervenção pedagógica executada no IFPB, que conseguiu gerar reflexões sobre o tema e conhecimentos uteis sobre o papel que docentes e discentes devem desempenhar frente as inovações trazidas pelas tecnologias digitais para o espaço escolar, bem como os desafios a ser enfrentado para alcançar uma educação de qualidade.