TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89195 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2409 "inscrito_id" => 11149 "titulo" => "TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "A teoria das inteligências múltiplas abordadas por Gardner, Chen, Moran e colaboradores (2010), contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, no desenvolvimento cognitivo do aluno. Tendo em vista as discussões sobre a contextualização e aplicação dos professores sobre esses métodos de ensino, para repensarem suas práticas pedagógicas, e alcançarem diferentes aprendizagens. O presente estudo, tem como objetivo verificar o entendimento sobre o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, explicando as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem do discente na sala de aula. No entanto, observa-se que a inteligência não está ligada somente a lógica matemática e a linguística; há existência de oito inteligências múltiplas que o estudante pode sobressair durante sua formação, enquanto ser pensante, crítico e reflexivo na sociedade, desmistificando a concepção da atualidade que se introduziu ao senso comum sobre ser ou não ser uma pessoa inteligente. Os procedimentos abordados possibilitaram uma inovação nas maneiras existentes de demonstrar a inteligência e as práticas educacionais contemporâneas, atualmente os métodos de ensino e avaliação aplicados aos alunos são universais, pois apresentam várias maneiras de aprender. A metodologia utilizada para o estudo foi por meio de pesquisa de caráter qualitativa, por intermédio de um questionário como instrumento de coleta de dados, que reincidiu no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos sujeitos da pesquisa. A relevância deste estudo está no intuito de orientar os indivíduos que através das I. M, o ser humano consegue se desenvolver melhor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11149_TB2409_02082022163601.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO ANDRADE GOMES NUNES" "autor_nome_curto" => "Leonardo" "autor_email" => "leonardoandrade941@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89195 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2409 "inscrito_id" => 11149 "titulo" => "TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "A teoria das inteligências múltiplas abordadas por Gardner, Chen, Moran e colaboradores (2010), contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, no desenvolvimento cognitivo do aluno. Tendo em vista as discussões sobre a contextualização e aplicação dos professores sobre esses métodos de ensino, para repensarem suas práticas pedagógicas, e alcançarem diferentes aprendizagens. O presente estudo, tem como objetivo verificar o entendimento sobre o desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, explicando as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem do discente na sala de aula. No entanto, observa-se que a inteligência não está ligada somente a lógica matemática e a linguística; há existência de oito inteligências múltiplas que o estudante pode sobressair durante sua formação, enquanto ser pensante, crítico e reflexivo na sociedade, desmistificando a concepção da atualidade que se introduziu ao senso comum sobre ser ou não ser uma pessoa inteligente. Os procedimentos abordados possibilitaram uma inovação nas maneiras existentes de demonstrar a inteligência e as práticas educacionais contemporâneas, atualmente os métodos de ensino e avaliação aplicados aos alunos são universais, pois apresentam várias maneiras de aprender. A metodologia utilizada para o estudo foi por meio de pesquisa de caráter qualitativa, por intermédio de um questionário como instrumento de coleta de dados, que reincidiu no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos sujeitos da pesquisa. A relevância deste estudo está no intuito de orientar os indivíduos que através das I. M, o ser humano consegue se desenvolver melhor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11149_TB2409_02082022163601.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO ANDRADE GOMES NUNES" "autor_nome_curto" => "Leonardo" "autor_email" => "leonardoandrade941@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }