O presente trabalho destaca o uso de estratégia que contribui para engajamento dos estudantes durante as aulas. Sabe-se que o protagonismo dos estudantes é uma condição essencial na construção dos conhecimentos que são planejados na escola. Por sua vez, para que isso ocorra é necessário que o engajamento desses indivíduos seja estimulado a partir de aulas mais criativas e atrativas. O fomento a esse engajamento no período de aulas remotas nas escolas, em função do cenário pandêmico, foi particularmente desafiador. Assim, nesse momento, teve início a apresentação da Literatura de Cordel na introdução dos conteúdos matemáticos nas aulas de Matemática em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas do município de Goiana-PE. Os versos de Cordel foram elaborados explorando a contextualização da Matemática a partir de contextos das práticas sociais dos estudantes, de forma a auxiliá-los a perceberem à conexão do conhecimento matemático que é construído na educação escolar com o conhecimento matemático presente em suas atividades fora da escola. A Literatura de Cordel mostrou-se uma importante estratégia didática, colaborando para que os estudantes fossem mais participativos na construção de habilidades matemáticas e despertando-os para a valorização de uma arte popular profundamente enraizada no Nordeste brasileiro. Além disso, o uso da Literatura de Cordel também provocou os estudantes para desenvolver outras leituras, o que, por sua vez, fortaleceu a fluência leitora desses indivíduos, ampliando-lhes as possibilidades para novas aprendizagens.