A Educação brasileira da terceira década do século XXI vem sofrendo algumas modificações estruturais e ideológicas, a partir das novas reformulações impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos anos de 2017, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, e em 2018 para o Novo Ensino Médio. Assim, estas novas orientações buscam tornar a educação mais próxima da realidade do público que a educação atende atualmente, crianças e adolescentes imergidos no mundo tecnológico. A partir destas modificações na estrutura e no perfil dos estudantes, este trabalho possui enquanto objetivo analisar de que forma as tecnologias implantadas em conjunto com os métodos ativos podem influenciar no processo de ensino aprendizagem de estudantes na educação básica. Para a realização deste trabalho foi-se utilizado de estudo bibliográfico com abordagem analítica das informações encontradas. Enquanto resultados pôde-se perceber que o uso das tecnologias sendo trabalhadas em conjunto com os métodos ativos tornam a dinâmica das aulas mais atrativas, prende mais a atenção dos estudantes e os faz querer participar e interagir melhor nas aulas fazendo com que o aprendizado aconteça naturalmente. A didática e aplicação de métodos como Sala de Aula Invertida, Rotação Por Estações, Estudos de Caso, Métodos Problematizadores podem ser trabalhados perfeitamente em conjunto com celulares, recursos em PDF, aplicativos como Google Sala de Aula, Kahoot, WhatsApp, YouTube, dentre outras possibilidades. Portanto, não se pode falar em recursos tecnológicos sem pensar e aplicar métodos ativos durante as aulas, tornando assim o processo de ensino aprendizagem prazeroso e fácil para todos os educandos.