Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A DIVERSIDADE SEXUAL: PERSPECTIVAS DE IMPLEMENTAÇÃO MUNICIPAL E OS ENTRAVES DE EFETIVAÇÃO NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO LOURENÇO DA MATA/PE.

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Nos últimos anos podemos considerar que muitos avanços foram promovidos em relação ao trato da diversidade sexual, seja no âmbito social, nacional ou seja no âmbito educacional. Em 2006, iniciou-se o curso de formação de professores (nacional) com o objetivo de mobilizar os professores para as questões ligadas à diversidade sexual. O tema “Orientação Sexual”, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, “objetiva” promover reflexões e discussões de técnicos, professores e equipes pedagógicas, com a finalidade de sistematizar a ação pedagógica no trato de questões da sexualidade. Mais sobretudo a partir do impeachment da Presidente Dilma Rousseff, a partir de dezembro de 2015, alguns movimentos produzidos numa direção contrária, como exemplo, o cancelamento da página no governo federal, o fechamento da secretaria, assessorias e departamentos ligados a diversidade sexual no âmbito estadual e municipal. Mas especificamente, diante da grave situação política que enfrentamos, quando vemos ameaçados valores e direitos humanos inegociáveis como a própria democracia, entendemos que os espaços públicos como a escola, passam a ser fortemente atacados não só enquanto instituição, mas também, enquanto espaço de produção de subjetividades, em especial neste estudo, as subjetividades relacionadas à diversidade sexual. As reflexões aqui apresentadas foram construídas a partir da pesquisa etnográfica de diário de campo, e de análise documental do plano municipal de educação do município de São Lourenço da Mata/PE. As técnicas metodológicas utilizadas como analise documental, grupo focal, análise do discurso se deu diante dos estudos de cunho qualitativo, visando contribuir a criação de uma política de formação continuada a professores da rede municipal, objetivando a exclusão da evasão escolar, homofobia, transfobia e as diversas facetas de negação das identidades LGBTQIA+ dentro das unidades educacionais do município.

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