Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEMONSTRAÇÃO DAS ATIVIDADES AGROTECNOLÓGICAS AOS ALUNOS DO ENSINO ESCOLAR FUNDAMENTAL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo apresentar aos estudantes do ensino fundamental de escolas urbanas e rurais da rede municipal de Palmas um olhar sistêmico da agricultura familiar através de um projeto denominado “Fazendinha do Calor Humano”. A Fazendinha é uma estrutura ampla e organizada, administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural sob a supervisão de profissionais capacitados especificamente para cada área demonstrada. Todos os ambientes que integram a Fazendinha foram preparados para receber estudantes, produtores e visitantes com o intuito de disseminar o conhecimento exemplificando as técnicas agrotecnológicas e manejos na prática. O roteiro de visitação englobou inicialmente a recepção com explicações sobre o local e as atividades a serem observadas. A primeira área visitada foi o aviário (cultivo de aves) de postura com demonstrações da estrutura, materiais utilizados, vacinas recomendadas, acomodações dos animais e como calcular o quantitativo de alimento a ser fornecido em cada fase do ciclo. Na piscicultura foram apresentadas as espécies de peixes nativos da região Amazônica em cultivo no local, como tambaqui Colossoma macropomum, pirarucu Arapaima gigas e tambatinga (Colossoma macropomum x Piaractus brachypomus). Com explicações sobre os tanques de cultivo ideais para a produção, fases de crescimento e como identificá-la, avaliação dos parâmetros de qualidade de água, biomassa e reuso da água de descarte dos tanques em cultivo consorciado com plantações de bananeiras, cana-de-açúcar e melancia. Na seguinte demonstração foram apresentados os elementos químicos presentes em cada camada do solo de acordo com a sua profundidade e práticas de conservação. Na bovinocultura leiteira foram demonstrados exemplares das raças de novilhas e vacas utilizadas em inseminação artificial, programa de melhoramento genético desenvolvido. Notou-se o interesse dos alunos em cada área através da diversidade de questionamentos relacionados aos temas, demonstrando atenção e interesse. E também, agregando conhecimento técnico ao aprendizado escolar.

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