FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89897 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3251 "inscrito_id" => 12223 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "O presente artigo é o esboço teórico de uma pesquisa intitulada “Formação e Saberes Docentes para Educação Profissional e Tecnológica”, que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Aracaju. Objetiva analisar, pontualmente, a formação docente para atuar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mediante um projeto societário em disputa. Pautou-se em uma pesquisa bibliográfica sistematizada para articulação do referencial teórico segundo autores marxistas e significativos para os estudos sobre a EPT. Neste sentido, trará desde a Educação Profissional e Tecnológica em seu campo social e histórico no Brasil, e posteriormente, a criação dos Institutos Federais e do Ensino Médio Integrado (EMI); e o projeto societário em disputa que permeia a EPT, o lócus e as condições de trabalho dos professores desta modalidade e os eixos estruturantes para formação inicial a continuada. Este trabalho é relevante, uma vez que nos incita a refletirmos criticamente desde a formação dos professores que estão inseridos nesta modalidade de ensino, à acepção de educação dos projetos hegemônico e contra hegemônico propostos pelos nossos dirigentes. Em suma, debater este tema convergindo com a proposta do EMI é assumir que a formação humana integral e onmilateral, na perspectiva da politecnia, que contribui para formar sujeitos emancipados, perpassa pela formação do educador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63ac317a9724b_28122022090722.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-28 09:07:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISALETE BEZERRA DE ALENCAR" "autor_nome_curto" => "ISALETE" "autor_email" => "isaletealencar@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89897 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3251 "inscrito_id" => 12223 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "O presente artigo é o esboço teórico de uma pesquisa intitulada “Formação e Saberes Docentes para Educação Profissional e Tecnológica”, que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Campus Aracaju. Objetiva analisar, pontualmente, a formação docente para atuar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), mediante um projeto societário em disputa. Pautou-se em uma pesquisa bibliográfica sistematizada para articulação do referencial teórico segundo autores marxistas e significativos para os estudos sobre a EPT. Neste sentido, trará desde a Educação Profissional e Tecnológica em seu campo social e histórico no Brasil, e posteriormente, a criação dos Institutos Federais e do Ensino Médio Integrado (EMI); e o projeto societário em disputa que permeia a EPT, o lócus e as condições de trabalho dos professores desta modalidade e os eixos estruturantes para formação inicial a continuada. Este trabalho é relevante, uma vez que nos incita a refletirmos criticamente desde a formação dos professores que estão inseridos nesta modalidade de ensino, à acepção de educação dos projetos hegemônico e contra hegemônico propostos pelos nossos dirigentes. Em suma, debater este tema convergindo com a proposta do EMI é assumir que a formação humana integral e onmilateral, na perspectiva da politecnia, que contribui para formar sujeitos emancipados, perpassa pela formação do educador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63ac317a9724b_28122022090722.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-28 09:07:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISALETE BEZERRA DE ALENCAR" "autor_nome_curto" => "ISALETE" "autor_email" => "isaletealencar@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }