O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UM OLHAR SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90689 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4408 "inscrito_id" => 17319 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UM OLHAR SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA" "resumo" => "O presente trabalho parte da concepção que compreende a língua como prática sociointerativa historicamente situada. Logo, a partir dos pressupostos teóricos que versam sobre ensino de língua materna, sobre as políticas do livro didático e o estudo da variação linguística: BANGO (1999), BATISTA (2003), ANTUNES (2007) TRAVAGLIA (2009), DIONÍSIO (2001); esta pesquisa objetiva realizar uma análise do livro didático de Língua Portuguesa aprovado para o Ensino Médio. Pretendemos analisar até que ponto o objeto investigado norteia o estudo da variação linguística sob os principais fundamentos da Sociolinguística, a exemplo qual a concepção de língua privilegiada. Objetivamos, com o auxílio das pesquisas bibliográficas, desenvolver um estudo descritivo de cunho qualitativo, problematizando as propostas de estudos da língua, sobretudo referente à variação linguística no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Este interesse parte da importância que o material didático apresenta como norteador do trabalho docente, muitas vezes sendo a única ferramenta pela qual alunos e professores têm acesso como fonte de pesquisa. No decorrer do estudo, notamos que o material, embora privilegie o estudo da VL, por vezes, apresenta distorções entre teoria e prática; opondo-se ao que se propõe o ensino de Língua Materna, o de ampliar a competência comunicativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17319_TB4408_01122022224019.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYNE PESSOA CAVALCANTE VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ALYNE" "autor_email" => "alyne_pessoa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90689 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4408 "inscrito_id" => 17319 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UM OLHAR SOBRE A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA" "resumo" => "O presente trabalho parte da concepção que compreende a língua como prática sociointerativa historicamente situada. Logo, a partir dos pressupostos teóricos que versam sobre ensino de língua materna, sobre as políticas do livro didático e o estudo da variação linguística: BANGO (1999), BATISTA (2003), ANTUNES (2007) TRAVAGLIA (2009), DIONÍSIO (2001); esta pesquisa objetiva realizar uma análise do livro didático de Língua Portuguesa aprovado para o Ensino Médio. Pretendemos analisar até que ponto o objeto investigado norteia o estudo da variação linguística sob os principais fundamentos da Sociolinguística, a exemplo qual a concepção de língua privilegiada. Objetivamos, com o auxílio das pesquisas bibliográficas, desenvolver um estudo descritivo de cunho qualitativo, problematizando as propostas de estudos da língua, sobretudo referente à variação linguística no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Este interesse parte da importância que o material didático apresenta como norteador do trabalho docente, muitas vezes sendo a única ferramenta pela qual alunos e professores têm acesso como fonte de pesquisa. No decorrer do estudo, notamos que o material, embora privilegie o estudo da VL, por vezes, apresenta distorções entre teoria e prática; opondo-se ao que se propõe o ensino de Língua Materna, o de ampliar a competência comunicativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17319_TB4408_01122022224019.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALYNE PESSOA CAVALCANTE VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ALYNE" "autor_email" => "alyne_pessoa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }