Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORES DE COR NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE MARIA LINA DAS MERCÊS NA BAHIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88704
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1477
    "inscrito_id" => 13327
    "titulo" => "PROFESSORES DE COR NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE MARIA LINA DAS MERCÊS NA BAHIA"
    "resumo" => "Neste estudo apresento os resultados da pesquisa em História da Educação problematizando a questão dos professores negros/as na Bahia. Objetiva-se problematizar a trajetória da professora preta Maria Lina das Mercês e como a partir de sua atuação outros/as professores/as negros/as podem ser mapeados na História da Educação. Elenca-se professores negros/as mapeados nos jornais, relatórios e escritos dos memorialistas. Através da metodologia indiciaria associa-se pelos sobrenomes, redes de sociabilidades, parentescos identificando os sujeitos “de côr” que protagonizavam lugares de distinção social sem, no entanto, nenhuma menção às suas características étnicas. Os resultados apontam para existência de uma rede de professores/as negros/as intelectuais invisibilizados na História da Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID13327_TB1477_01072022203128.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE BATISTA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cbssantos@uesc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88704
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1477
    "inscrito_id" => 13327
    "titulo" => "PROFESSORES DE COR NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE MARIA LINA DAS MERCÊS NA BAHIA"
    "resumo" => "Neste estudo apresento os resultados da pesquisa em História da Educação problematizando a questão dos professores negros/as na Bahia. Objetiva-se problematizar a trajetória da professora preta Maria Lina das Mercês e como a partir de sua atuação outros/as professores/as negros/as podem ser mapeados na História da Educação. Elenca-se professores negros/as mapeados nos jornais, relatórios e escritos dos memorialistas. Através da metodologia indiciaria associa-se pelos sobrenomes, redes de sociabilidades, parentescos identificando os sujeitos “de côr” que protagonizavam lugares de distinção social sem, no entanto, nenhuma menção às suas características étnicas. Os resultados apontam para existência de uma rede de professores/as negros/as intelectuais invisibilizados na História da Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID13327_TB1477_01072022203128.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE BATISTA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cbssantos@uesc.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Neste estudo apresento os resultados da pesquisa em História da Educação problematizando a questão dos professores negros/as na Bahia. Objetiva-se problematizar a trajetória da professora preta Maria Lina das Mercês e como a partir de sua atuação outros/as professores/as negros/as podem ser mapeados na História da Educação. Elenca-se professores negros/as mapeados nos jornais, relatórios e escritos dos memorialistas. Através da metodologia indiciaria associa-se pelos sobrenomes, redes de sociabilidades, parentescos identificando os sujeitos “de côr” que protagonizavam lugares de distinção social sem, no entanto, nenhuma menção às suas características étnicas. Os resultados apontam para existência de uma rede de professores/as negros/as intelectuais invisibilizados na História da Educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.