A pandemia da Covid-19 exigiu a adaptação nas relações sociais, em especial, nos contextos de ensino e aprendizagem. Diante da necessidade de conter os índices de contágio, o sistema de ensino brasileiro se reestruturou, levando a Universidade Federal do Ceará - UFC, nesse contexto, a adotar o Ensino Remoto Emergencial - ERE. Esta pesquisa objetiva uma análise comparativa do aprendizado da Libras por alunos ouvintes do curso de Letras-Libras da UFC nas modalidades de ensino remoto e presencial. A língua brasileira de sinais, como artefato cultural do povo e comunidade surda, visuoespacial, caracterizada como meio de comunicação das comunidades surdas no Brasil, exceto as línguas de sinais emergentes, pauta-se no contato visual. Este trabalho configura-se como um estudo descritivo, qualiquantitativo, baseado nas respostas dadas a um formulário aplicado virtualmente, no período de 05 a 09 de setembro de 2022, em alunos ouvintes do curso de Letras-Libras da UFC ingressantes em 2021.2, tendo sido obtido um total de 10 respostas. Adotou-se a análise temática e os resultados organizaram-se nos seguintes núcleos temáticos: percepção pessoal de aprendizagem da Libras, modelos de ensino e diferenças metodológicas usadas pelos professores. Assim sendo, de acordo com os participantes, a aprendizagem da Libras na modalidade de ensino presencial, é, pelo menos, duas vezes maior do que na modalidade de ensino remoto; além das falhas técnicas, houve dificuldades de adaptação dos alunos ao ensino remoto; a maioria dos alunos considera as metodologias utilizadas pelos professores de Libras no modelo presencial mais eficientes e adequadas a sua aprendizagem. Por fim, deve-se ponderar os limites deste trabalho, e seus resultados não podem ser generalizados, uma vez que, a amostra deste estudo não contempla a totalidade de alunos do curso alvo nem do cenário nacional.