Este artigo consiste em um recorte do curso Menina Ciência – Ciência Menina (MCCM), realizado pela Universidade Federal do ABC, cujo objetivo principal é mostrar o papel de mulheres cientistas em diferentes áreas de atuação, humanizar a sua figura, ampliando os horizontes de meninas estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Na sua terceira edição, em 2021, com formato remoto, o curso teve uma vertente direcionada para professores atuantes nesse nível de ensino, com o intuito de contribuir com a inserção dessas temáticas nas suas práticas docentes. Tais profissionais participaram de palestras, rodas de conversa, além da interação com todo o material do MCCM. Com abordagem qualitativa, a presente pesquisa tem como objetivo destacar as contribuições do curso MCCM na perspectiva desses docentes. Os dados foram tratados sob a ótica da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi. Como atividade avaliativa, os professores elaboraram um relato reflexivo sobre o curso, que foi subdivido em quatro eixos: 1- Palestras, rodas de conversa e interações; 2- Intervenção no contexto escolar; 3 - Reflexão sobre a prática docente e autoavaliação; e 4 – Avaliação do curso: sugestões, críticas e comentários. Este trabalho deteve-se ao eixo 1, onde os sujeitos destacaram as temáticas mais interessantes para a sua prática docente; contribuições das interações para a troca de conhecimento e quais as principais reflexões durante as discussões nos fóruns. Ao todo, 24 professores enviaram seus relatos, contudo, aqui foram tratados apenas 10. Os resultados apontam o entendimento dos sujeitos participantes paras o direcionamento do protagonismo estudantil de meninas; da humanização das cientistas enquanto mães e donas de casa; a aproximação da ciência com o cotidiano das estudantes, mostrando, por meio de experimentos e palestras, que existe ciência em todos os lugares, ampliando as suas percepções acerca da importância de trabalhar a temática mulheres na ciência.