SILVA, Henrique De Lima Baena Da et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88681>. Acesso em: 23/12/2024 12:51
O presente artigo tem como intenção apresentar os resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento, que traz como objetivo principal a promoção do uso das mídias digitais pelas crianças autistas para a construção de conteúdo digital no YouTube, em uma perspectiva digital de colaboração, participação e autoria. É notável o quanto as tecnologias digitais fazem parte do universo das crianças, em especial, o YouTube. Além disso, é indagável a influência que essas plataformas têm na vida desses jovens. Neste contexto tão representativo, levanta-se a seguinte problemática: As crianças têm consciência sobre a propagação de notícias falsas nos vídeos do YouTube? A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa participante e inspirada no PesquisarCOM, que consiste no envolvimento do público pesquisado também como partícipes e coautores da pesquisa, apostando em uma metodologia de construção compartilhada e atribuindo protagonismo a eles. Para responder à questão norteadora do trabalho, uma entrevista estruturada com as crianças mostrou-se necessária, assim como uma análise sistemática dos vídeos reunidos. Na intenção de disseminar informações acerca das fake news para o público infanto-juvenil, um vídeo construído em conjunto com as crianças autistas resultou em um produto educacional oriundo da pesquisa. Nos resultamos preliminares, destacam-se: aprovação no Conselho de Ética e pesquisa; entrevista com 7 crianças autistas do 4º e 5º ano da E. M. Francisco Jablonsky – Araquari/SC; transcrição e categorização dos dados obtidos; análise sistemática dos vídeos coletados e construção do produto educacional (vídeo informativo a respeito das fake news).