Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA ATRAVÉS DO SOFTWARE SOCRATIVE PARA O ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE CINÉTICA QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90026
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3412
    "inscrito_id" => 7336
    "titulo" => "PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA ATRAVÉS DO SOFTWARE SOCRATIVE PARA O ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE CINÉTICA QUÍMICA"
    "resumo" => "Nos tempos atuais o processo de ensino e aprendizagem passou por diversas modificações em sua esfera, onde foram necessárias várias adaptações ao mundo tecnológico possibilitando a inserção de ferramentas digitais que proporcionam uma grande melhoria na área educacional, facilitando cada vez mais a aquisição do saber entre os alunos. Dentre essas ferramentas, podemos citar o Socrative um software que funciona baseado na internet, é gratuito e multiplataforma, ou seja, funciona em diversos tipos de sistemas operacionais, inclusive em dispositivos móveis. Nesse software, os professores podem criar salas de aulas virtuais para acesso de modo interativo e simultâneo para até 50 pessoas, podendo acompanhar/intervir em cada acerto ou erro dos alunos por meio de um painel de controle que aparece o desempenho em tempo real de todos os participantes. Assim, o presente estudo objetiva verificar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio a partir da inclusão do Socrative na realização de atividades de forma online nas aulas síncronas de Química. Diante disso, adotou-se para esta pesquisa um caráter metodológico qualitativo com a aplicação de questionários para os alunos posteriormente a realização das atividades pelo software Socrative. Desse modo, a pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro foi com relação ao estudo do conteúdo de cinética química abordados pelo professor da disciplina e no segundo momento os alunos começaram a realizar as atividades direcionadas pelo Socrative em aulas síncronas com a orientação do professor. Desta forma, conseguimos analisar após a obtenção das respostas dos alunos pelos questionários que todos os envolvidos nessa proposta de atividade gostaram e se sentiram mais motivados pelo ensino dos conteúdos de cinética química. Portanto, se torna de suma importância a utilização de metodologias que estimulem os alunos cada vez mais pelo processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7336_TB3412_10092022181710.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODOLFO SÉRGIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RODOLFO SÉRGIO"
    "autor_email" => "rodolfosergio77@gmail.com"
    "autor_ies" => "URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90026
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3412
    "inscrito_id" => 7336
    "titulo" => "PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PANDEMIA ATRAVÉS DO SOFTWARE SOCRATIVE PARA O ESTUDO DOS CONTEÚDOS DE CINÉTICA QUÍMICA"
    "resumo" => "Nos tempos atuais o processo de ensino e aprendizagem passou por diversas modificações em sua esfera, onde foram necessárias várias adaptações ao mundo tecnológico possibilitando a inserção de ferramentas digitais que proporcionam uma grande melhoria na área educacional, facilitando cada vez mais a aquisição do saber entre os alunos. Dentre essas ferramentas, podemos citar o Socrative um software que funciona baseado na internet, é gratuito e multiplataforma, ou seja, funciona em diversos tipos de sistemas operacionais, inclusive em dispositivos móveis. Nesse software, os professores podem criar salas de aulas virtuais para acesso de modo interativo e simultâneo para até 50 pessoas, podendo acompanhar/intervir em cada acerto ou erro dos alunos por meio de um painel de controle que aparece o desempenho em tempo real de todos os participantes. Assim, o presente estudo objetiva verificar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio a partir da inclusão do Socrative na realização de atividades de forma online nas aulas síncronas de Química. Diante disso, adotou-se para esta pesquisa um caráter metodológico qualitativo com a aplicação de questionários para os alunos posteriormente a realização das atividades pelo software Socrative. Desse modo, a pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro foi com relação ao estudo do conteúdo de cinética química abordados pelo professor da disciplina e no segundo momento os alunos começaram a realizar as atividades direcionadas pelo Socrative em aulas síncronas com a orientação do professor. Desta forma, conseguimos analisar após a obtenção das respostas dos alunos pelos questionários que todos os envolvidos nessa proposta de atividade gostaram e se sentiram mais motivados pelo ensino dos conteúdos de cinética química. Portanto, se torna de suma importância a utilização de metodologias que estimulem os alunos cada vez mais pelo processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7336_TB3412_10092022181710.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODOLFO SÉRGIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RODOLFO SÉRGIO"
    "autor_email" => "rodolfosergio77@gmail.com"
    "autor_ies" => "URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Nos tempos atuais o processo de ensino e aprendizagem passou por diversas modificações em sua esfera, onde foram necessárias várias adaptações ao mundo tecnológico possibilitando a inserção de ferramentas digitais que proporcionam uma grande melhoria na área educacional, facilitando cada vez mais a aquisição do saber entre os alunos. Dentre essas ferramentas, podemos citar o Socrative um software que funciona baseado na internet, é gratuito e multiplataforma, ou seja, funciona em diversos tipos de sistemas operacionais, inclusive em dispositivos móveis. Nesse software, os professores podem criar salas de aulas virtuais para acesso de modo interativo e simultâneo para até 50 pessoas, podendo acompanhar/intervir em cada acerto ou erro dos alunos por meio de um painel de controle que aparece o desempenho em tempo real de todos os participantes. Assim, o presente estudo objetiva verificar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio a partir da inclusão do Socrative na realização de atividades de forma online nas aulas síncronas de Química. Diante disso, adotou-se para esta pesquisa um caráter metodológico qualitativo com a aplicação de questionários para os alunos posteriormente a realização das atividades pelo software Socrative. Desse modo, a pesquisa foi dividida em dois momentos: o primeiro foi com relação ao estudo do conteúdo de cinética química abordados pelo professor da disciplina e no segundo momento os alunos começaram a realizar as atividades direcionadas pelo Socrative em aulas síncronas com a orientação do professor. Desta forma, conseguimos analisar após a obtenção das respostas dos alunos pelos questionários que todos os envolvidos nessa proposta de atividade gostaram e se sentiram mais motivados pelo ensino dos conteúdos de cinética química. Portanto, se torna de suma importância a utilização de metodologias que estimulem os alunos cada vez mais pelo processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.