Discussões acerca da formação de professores e da qualidade dessa formação vêm sendo temas muito abordados nas ultimas décadas. Este texto, oriundo de trabalho de pesquisa em iniciação científica desenvolvido no Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, visa discutir prática pedagógica em que se possa inserir a Etnomatemática para promover a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, além de valorizar elementos culturais presentes em diferentes grupos e comunidade, ou seja, uma pedagogia etnomatemática voltada para o contexto das salas de aula Curso de Licenciatura em Matemática do IFMA. Far-se-á uso da pesquisa documental e bibliográfica, buscando mobilizar as bases teóricas para embasar a discussão, voltados para os assuntos tratados no estudo, qual seja: a Etnomatemática, com toda sua multiplicidade de interpretação, como ela pode ser considerada estratégia para o ensino e principalmente como ela pode estar inserida no processo de formação inicial do futuro educador matemático; e a Formação de Professores, como está se dando esse processo, principalmente no IFMA. Aliando esses estudos teóricos inicialmente a pesquisa documental fornecida pela instituição, vamos analisar como está se dando esse processo de formação inicial e como a etnomatemática pode ser uma aliada neste processo.