Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÉTODO DE LAVRA SUBTERRÂNEA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA NÃO FORMAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90370
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3979
    "inscrito_id" => 16022
    "titulo" => "MÉTODO DE LAVRA SUBTERRÂNEA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA NÃO FORMAL"
    "resumo" => "A extração de minério pode ser realizada por diferentes métodos de lavara, que depende das características geológicas. Quando investigado os métodos de lavra subterrâneo, há uma notória dificuldade de associar os modelos previstos em literatura e o observado em campo. A cidade de Jacobina na Bahia, é conhecida por uma intensa atividade mineral, sobretudo a ocorrência de garimpos de gemas e ouro. Este trabalho teve por objetivo analisar uma abordagem metodológica para a disciplina de lavra subterrânea aplicada no curso técnico em mineração do IFBA, campus Jacobina. Foi investigada a capacidade dos estudantes analisar e descrever o método de lavra subterrânea garimpeira, não descrita previamente. As aulas de campo associadas à disciplina de lavra subterrânea são realizadas em ambientes de mina plenamente controlado, contudo, tal abordagem limita a capacidade do estudante de desenvolver habilidades e competências adicionais. Nesta investigação, os estudantes foram expostos a um ambiente de mina garimpeira (com medidas de segurança). Como resultado, foi observado que há divergência entre as informações de literatura e as observações de campo, não sendo possível adequar o método de lavra aos modelos pré-existentes. Foi observado que a lavra segue um controle estrutural e que o método de lavra aplicado se limita a seguir tais estruturas. O método de lavra pode ser descrito como “lavra de veios estreitos por abatimento frontal” com baixo nível de mecanização. A despeito da baixa taxa de avanço deste método, este é usado devido a pouco informação da geologia, que limita a possibilidade de um planejamento de lavra mais robusto. As galerias tem 1,5 m de altura, para manter sua estabilidade, limitando sua mecanização e operações diárias. Ficou evidente que o conhecimento empírico dos trabalhadores é muito elevado, sendo assim necessário uma associação entre os conhecimentos práticos e os teóricos obtidos nos cursos técnicos em mineração."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID16022_TB3979_01122022125934.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLE"
    "autor_email" => "emanuellelimamanu02@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90370
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3979
    "inscrito_id" => 16022
    "titulo" => "MÉTODO DE LAVRA SUBTERRÂNEA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA NÃO FORMAL"
    "resumo" => "A extração de minério pode ser realizada por diferentes métodos de lavara, que depende das características geológicas. Quando investigado os métodos de lavra subterrâneo, há uma notória dificuldade de associar os modelos previstos em literatura e o observado em campo. A cidade de Jacobina na Bahia, é conhecida por uma intensa atividade mineral, sobretudo a ocorrência de garimpos de gemas e ouro. Este trabalho teve por objetivo analisar uma abordagem metodológica para a disciplina de lavra subterrânea aplicada no curso técnico em mineração do IFBA, campus Jacobina. Foi investigada a capacidade dos estudantes analisar e descrever o método de lavra subterrânea garimpeira, não descrita previamente. As aulas de campo associadas à disciplina de lavra subterrânea são realizadas em ambientes de mina plenamente controlado, contudo, tal abordagem limita a capacidade do estudante de desenvolver habilidades e competências adicionais. Nesta investigação, os estudantes foram expostos a um ambiente de mina garimpeira (com medidas de segurança). Como resultado, foi observado que há divergência entre as informações de literatura e as observações de campo, não sendo possível adequar o método de lavra aos modelos pré-existentes. Foi observado que a lavra segue um controle estrutural e que o método de lavra aplicado se limita a seguir tais estruturas. O método de lavra pode ser descrito como “lavra de veios estreitos por abatimento frontal” com baixo nível de mecanização. A despeito da baixa taxa de avanço deste método, este é usado devido a pouco informação da geologia, que limita a possibilidade de um planejamento de lavra mais robusto. As galerias tem 1,5 m de altura, para manter sua estabilidade, limitando sua mecanização e operações diárias. Ficou evidente que o conhecimento empírico dos trabalhadores é muito elevado, sendo assim necessário uma associação entre os conhecimentos práticos e os teóricos obtidos nos cursos técnicos em mineração."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID16022_TB3979_01122022125934.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EMANUELLE"
    "autor_email" => "emanuellelimamanu02@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A extração de minério pode ser realizada por diferentes métodos de lavara, que depende das características geológicas. Quando investigado os métodos de lavra subterrâneo, há uma notória dificuldade de associar os modelos previstos em literatura e o observado em campo. A cidade de Jacobina na Bahia, é conhecida por uma intensa atividade mineral, sobretudo a ocorrência de garimpos de gemas e ouro. Este trabalho teve por objetivo analisar uma abordagem metodológica para a disciplina de lavra subterrânea aplicada no curso técnico em mineração do IFBA, campus Jacobina. Foi investigada a capacidade dos estudantes analisar e descrever o método de lavra subterrânea garimpeira, não descrita previamente. As aulas de campo associadas à disciplina de lavra subterrânea são realizadas em ambientes de mina plenamente controlado, contudo, tal abordagem limita a capacidade do estudante de desenvolver habilidades e competências adicionais. Nesta investigação, os estudantes foram expostos a um ambiente de mina garimpeira (com medidas de segurança). Como resultado, foi observado que há divergência entre as informações de literatura e as observações de campo, não sendo possível adequar o método de lavra aos modelos pré-existentes. Foi observado que a lavra segue um controle estrutural e que o método de lavra aplicado se limita a seguir tais estruturas. O método de lavra pode ser descrito como “lavra de veios estreitos por abatimento frontal” com baixo nível de mecanização. A despeito da baixa taxa de avanço deste método, este é usado devido a pouco informação da geologia, que limita a possibilidade de um planejamento de lavra mais robusto. As galerias tem 1,5 m de altura, para manter sua estabilidade, limitando sua mecanização e operações diárias. Ficou evidente que o conhecimento empírico dos trabalhadores é muito elevado, sendo assim necessário uma associação entre os conhecimentos práticos e os teóricos obtidos nos cursos técnicos em mineração.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.