O presente artigo buscou compreender a atuação do psicopedagogo na área da educação especial no contexto inclusivo nas séries iniciais do ensino fundamental, verificando as políticas públicas voltadas para área da educação e como é desenvolvido o processo pedagógico da escola diante dos estudantes que tem dificuldades de aprendizagem ou transtornos/ deficiências, na ausência do psicopedagogo nas escolas percebemos as dificuldades no desenvolvimento escolar, uma vez que a presença desse profissional nas escolas é essencial, pois o mesmo faz um acompanhamento pedagógico, mas direto e especifico, uma vez que tem qualificação na área e assim haverá uma melhor relação na execução com: os professores, estudantes e família. A pesquisa de natureza qualitativa, voltado para uma abordagem fenomenológica, bibliográfica, os instrumentos de coletas de dados foram à observação participante e entrevista semiestruturada. Por meio dos resultados obtidos mostramos que é possível trabalhar para uma escola inclusiva, visto que as estratégias pedagógicas para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes são fundamentais, ou seja, para amenizar os problemas encontrados com frequência nas escolas, é preciso contar com o apoio do coletivo como: Secretaria de Educação, gestor, psicopedagogo, professores, estudantes e família para assim concretizarmos uma escola inclusiva, caso contrário ficará na utopia. É preciso garantir uma equipe Multidisciplinar para o progresso de uma educação de qualidade.