Este artigo é resultado do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação do curso de Pedagogia (Licenciatura) da Universidade Santo Amaro (UNISA) e fora motivado pelas experiências vividas em relação à atividade da construção da banda marcial realizada nas escolas de educação infantil do município de Guarabira-Paraíba entre os anos de 2006 a 2011, tendo como público-alvo crianças na faixa etária entre 3 a 5 anos de idade que se encontram dentro dessa etapa de ensino. Para o processo da pesquisa foi aplicada a metodologia da pesquisa-ação. Já para a consolidação da banda marcial foi utilizado como pressuposto metodológico à abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. Portanto, o presente texto tem como foco o processo de desenvolvimento da banda marcial em questão, objetivando possibilitar às crianças a sua inclusão na arte a partir da apreciação da cultura das bandas marciais, dando-lhes oportunidades de criar e executar ritmos e peças musicais, de contextualizar as propriedades dos sons, bem como de compreender a importância da musicalização para formação de suas subjetividades enquanto sujeitos históricos e de direitos, críticos e participativos. Foram importantes algumas leituras para a elaboração do referido trabalho, como por exemplo, BENJAMIN (1985) e BÜNDCHEN (2009), como também leituras em documentos oficiais.