O objetivo do estudo foi compreender, por meio das narrativas dos professores, como o componente de história no Novo Ensino Médio tem se posicionado na nova estrutura curricular da educação do Estado do Tocantins, ou seja, como a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas tem sido percebida pelos professores. O método e a metodologia do estudo foi baseada na História Oral Temática, foram aplicados questionários para 25 professores que atuam no Novo Ensino Médio em três unidades de ensino. Por meio das narrativas dos professores compreende-se que há grande prejuízo para a área de humanas em especial o componente curricular de História. Nesse sentido, o ensino de história carrega significado de vida (FONSECA 1993; NIKITIUK 1996; ROCHA 1996; VASCONCELOS 2007; BITTENCOURT 2009) e, diante das abordagens dos autores, das narrativas dos professores entrevistados e da estrutura curricular com foco na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, questionamos: que alunos e cidadãos estamos desejando formar com esta proposta?