O artigo apresenta a formação continuada de professores, como um espaço importante de reflexão sobre a teoria e prática, potencializando o desenvolvimento de competências mais complexas e transdisciplinares, visando trabalhar o ensino das ciências mais contextualizado, em uma dimensão investigativa. Portanto, esse trabalho tem como objetivo, apresentar um relato de experiência, ação desenvolvida em um momento de formação com professores, a fim de sugerir a inserção da Metodologia de Ensino e Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, como método de ensino e aprendizagem para a área de Ciências da Natureza/Química. Procurou-se apresentar uma exposição dos documentos que regem a BNCC e a REM, com o objetivo de compreender suas ações e na sequência apresentou-se a Metodologia Baseada da Resolução de Problemas com a finalidade de contribuir com a prática docente no processo de ensino e aprendizagem. Quanto à classificação da natureza, a pesquisa tem uma abordagem Qualitativa, e buscará se debruçar acerca da interpretação de fenômenos e dos significados. Isso porque essa pesquisa, buscará inserir na formação de professores a metodologia ativa e suas contribuições para a prática docente de professores.