Pesquisas mais recentes apontam que o pedagogo atua em diversas áreas e modalidades profissionais. Dessa maneira, o currículo do curso de Pedagogia ganha um caráter mais técnico, buscando atender essas novas especificidades, o que algumas vezes, diminui o valor à filosofia nesse contexto, provocando uma “fragmentação de componentes curriculares” (PEDRA, 1993), o que dificulta a real qualidade na formação do pedagogo, impossibilitando-o de analisar as discussões educacionais e a problematização política das práticas educativas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal identificar os estudos científicos sobre o ensino de filosofia enquanto componente curricular nos cursos de Licenciatura em Pedagogia nas universidades. Assim, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, optando pelas bases Scopus (da Elsevier), Scielo, Springer Link e ACM Digital Library. Após feito refinos de busca, restaram apenas três artigos que apresentam as particularidades do ensino de filosofia nas matrizes curriculares dos cursos de Pedagogia de países como Chile, Espanha e Turquia. Portanto, os resultados mostram uma carência de investigações sobre o lugar que ocupa a filosofia na formação de pedagogos e pedagogas, e também apontam a inexistência de artigos que contemplem a questão a nível de Brasil, evidenciando a necessidade de se realizar mais análises neste campo de investigação.