Este artigo visa discutir o processo de implantação do componente curricular “Protagonismo Juvenil: da heteronomia à autonomia” no currículo das escolas cidadãs integrais e técnicas da rede estadual da Paraíba a partir do ano de 2022. A proposta dessa discussão nos remete, também, a contextualização histórica de como o modelo de educação integral surgiu no Brasil, os marcos legais para implantação das escolas integrais nos estados, os marcos históricos da discussão sobre Protagonismo Juvenil no Brasil, bem como a discussão sobre protagonismo juvenil enquanto modalidade de ação educativa na Paraíba –PB. Alicerçamos a discussão e os resultados através de pesquisa bibliográfica sobre produções que versam sobre os marcos legais e históricos do modelo de escola integral no brasil. Além disso, lançamos mão de pesquisa documental em relação aos relatórios internos da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba. Também foi aplicado questionário eletrônico semanalmente junto às 302 escolas cidadãs integrais e técnicas da Paraíba no primeiro semestre de 2022. Os resultados apontaram que a implantação do componente curricular Protagonismo Juvenil na 1ª série das Escolas Cidadãs Integrais da Paraíba em 2022, está logrando êxito, fortalecendo os espaços de protagonismo antes fragilizados nestas instituições, garantindo o engajamento dos estudantes nos espaços de protagonismo antes sub ocupados. É válido considerar que esse é um estudo preliminar, onde outras pesquisas se fazem necessárias para dar conta do processo de implantação do referido componente curricular, cuja consolidação em todas as séries está prevista para o ano de 2024.