O USO DO WORDWALL COMO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90205 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3634 "inscrito_id" => 15957 "titulo" => "O USO DO WORDWALL COMO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este artigo aborda o uso do Wordwall como uma Metodologia Ativa no processo de aprendizagem durante a pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, na forma de um relato de experiência construído a partir de nossa participação no Programa Residência Pedagógica 2020-2022. As atividades dispostas no trabalho foram desenvolvidas em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Maceió, mediante formato de ensino remoto dado a necessidade de afastamento social devido à pandemia de Covid-19. Adotou-se como aporte teórico diversos autores, dentre eles Soares (2004), Silva (2012) e Júnior e Mil (2020) que apresentam grande contribuição às temáticas em destaque nesta produção. A utilização de uma Metodologia Ativa irrompe desafios e possibilidades e a exploração aqui descrita tornou evidente a necessidade de reconhecer e aplicar estratégias que façam do processo de alfabetização um processo atrativo, prático e eficaz. A imersão da criança no digital já é uma realidade próxima nesta geração e o letramento digital é conveniente e passível de atenção do professor que, planejando ações dinâmicas para este fim, irá favorecer positivamente a aprendizagem do educando. Os resultados apontam que as crianças obtiveram uma considerável experiência com Wordwall e, embora tenha havido entraves quanto aos aspectos de participação e devolutivas em razão de problema de acesso, atestou-se a assertiva de que é uma ferramenta dinâmica capaz de estimular a aprendizagem e possibilitar um trabalho que relaciona a cultura da leitura e da escrita ao âmbito digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15957_TB3634_16092022233303.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAEL ALVES DA SILVA CABRAL" "autor_nome_curto" => "Jael" "autor_email" => "jael.silva@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90205 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3634 "inscrito_id" => 15957 "titulo" => "O USO DO WORDWALL COMO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este artigo aborda o uso do Wordwall como uma Metodologia Ativa no processo de aprendizagem durante a pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, na forma de um relato de experiência construído a partir de nossa participação no Programa Residência Pedagógica 2020-2022. As atividades dispostas no trabalho foram desenvolvidas em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Maceió, mediante formato de ensino remoto dado a necessidade de afastamento social devido à pandemia de Covid-19. Adotou-se como aporte teórico diversos autores, dentre eles Soares (2004), Silva (2012) e Júnior e Mil (2020) que apresentam grande contribuição às temáticas em destaque nesta produção. A utilização de uma Metodologia Ativa irrompe desafios e possibilidades e a exploração aqui descrita tornou evidente a necessidade de reconhecer e aplicar estratégias que façam do processo de alfabetização um processo atrativo, prático e eficaz. A imersão da criança no digital já é uma realidade próxima nesta geração e o letramento digital é conveniente e passível de atenção do professor que, planejando ações dinâmicas para este fim, irá favorecer positivamente a aprendizagem do educando. Os resultados apontam que as crianças obtiveram uma considerável experiência com Wordwall e, embora tenha havido entraves quanto aos aspectos de participação e devolutivas em razão de problema de acesso, atestou-se a assertiva de que é uma ferramenta dinâmica capaz de estimular a aprendizagem e possibilitar um trabalho que relaciona a cultura da leitura e da escrita ao âmbito digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15957_TB3634_16092022233303.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAEL ALVES DA SILVA CABRAL" "autor_nome_curto" => "Jael" "autor_email" => "jael.silva@cedu.ufal.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }