Com o surgimento da pandemia, impactos causados sobre o âmbito educacional são reveladores e superestimados a novos desafios e problemas a se enfrentar no futuro. A forma com que veio rapidamente o afastamento social causado pela pandemia em 2019, afetou o ensino de uma forma geral ,causando um cenário difícil de se trabalhar e que vai se pendurar por muito tempo, mesmo assim, busca-se a adaptação de forma imediata doque ser feito para minimizar o défice da aprendizagem do conteúdo, diante desta realidade, os cursos de licenciatura através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, desenvolveu pesquisas relacionadas a essa realidade, onde, um dos objetivos seria desenvolver maneiras em que o estudantes prejudicados pudessem ser acolhidos de uma maneira estrategicamente vantajosa, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e Programa de Residência Pedagógica - PRP, o presente trabalho busca mostrar metodologias e recursos usados para que os discentes em licenciatura em química pudessem ter uma visão de como é enfrentar uma sala de aula em pleno colapso sobre uma pandemia existente e também, poder ter uma ideia de como superar tais problemas gerados, onde, foi constatado que o ensino remoto em plena pandemia foi uma revolução bastante rápida com defeitos e acertos enfrentados por professores e alunos.