Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAZONAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88498
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1144
    "inscrito_id" => 11043
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAZONAS"
    "resumo" => "O relato de experiência especifica os desafios da educação do campo no estado do Amazonas, com o objetivo de reconhecer a construção histórica e as modificações ocorridas em todo o território ao longo dos anos. Vinculando, as leis da educação e sua implementação para atender as características geográficas da região, e seu contexto marcado por divergências e uma realidade singular, apresentando dessa forma, uma problemática pautava em evidenciar as dificuldades enfrentadas pela população do campo, quanto a educação de qualidade, garantida por lei. O percurso metodológico ocorreu a partir da disciplina “Educação das populações indígenas, riberinho e étnico-raciais”, do curso de licenciatura em Pedagogia, onde foi proposto um estudo bibliográfico e posteriormente uma visita in loco, com entrevistas e observações, para o reconhecimento da vivência da educação do campo no Amazonas. Diante disto, se faz necessário uma política que compreenda todos os aspectos concernentes ao campo e da região Amazônica, sendo considerado nos materiais didáticos e na abordagem das aulas as características locais, utilizando nomenclaturas e terminologias próprias da comunidade, percebe-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido, no que se refere aos desafios da educação no campo do estado do Amazonas. Os estudos que abordam a temática são escassos, de forma que a delimitação temporal, precisou ser expandida para uma visualização coesa das problemáticas do cotidiano das escolas rurais. As reflexões buscaram evidenciar a necessidade da ampliação de pesquisas que relatem as características físicas do estado, com todas as suas singularidades e expansão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID11043_TB1144_20062022182036.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNABELA DA SILVA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Annabela da Sil"
    "autor_email" => "annabela.s.silveira@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88498
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1144
    "inscrito_id" => 11043
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAZONAS"
    "resumo" => "O relato de experiência especifica os desafios da educação do campo no estado do Amazonas, com o objetivo de reconhecer a construção histórica e as modificações ocorridas em todo o território ao longo dos anos. Vinculando, as leis da educação e sua implementação para atender as características geográficas da região, e seu contexto marcado por divergências e uma realidade singular, apresentando dessa forma, uma problemática pautava em evidenciar as dificuldades enfrentadas pela população do campo, quanto a educação de qualidade, garantida por lei. O percurso metodológico ocorreu a partir da disciplina “Educação das populações indígenas, riberinho e étnico-raciais”, do curso de licenciatura em Pedagogia, onde foi proposto um estudo bibliográfico e posteriormente uma visita in loco, com entrevistas e observações, para o reconhecimento da vivência da educação do campo no Amazonas. Diante disto, se faz necessário uma política que compreenda todos os aspectos concernentes ao campo e da região Amazônica, sendo considerado nos materiais didáticos e na abordagem das aulas as características locais, utilizando nomenclaturas e terminologias próprias da comunidade, percebe-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido, no que se refere aos desafios da educação no campo do estado do Amazonas. Os estudos que abordam a temática são escassos, de forma que a delimitação temporal, precisou ser expandida para uma visualização coesa das problemáticas do cotidiano das escolas rurais. As reflexões buscaram evidenciar a necessidade da ampliação de pesquisas que relatem as características físicas do estado, com todas as suas singularidades e expansão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD4_ID11043_TB1144_20062022182036.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNABELA DA SILVA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Annabela da Sil"
    "autor_email" => "annabela.s.silveira@gmail"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O relato de experiência especifica os desafios da educação do campo no estado do Amazonas, com o objetivo de reconhecer a construção histórica e as modificações ocorridas em todo o território ao longo dos anos. Vinculando, as leis da educação e sua implementação para atender as características geográficas da região, e seu contexto marcado por divergências e uma realidade singular, apresentando dessa forma, uma problemática pautava em evidenciar as dificuldades enfrentadas pela população do campo, quanto a educação de qualidade, garantida por lei. O percurso metodológico ocorreu a partir da disciplina “Educação das populações indígenas, riberinho e étnico-raciais”, do curso de licenciatura em Pedagogia, onde foi proposto um estudo bibliográfico e posteriormente uma visita in loco, com entrevistas e observações, para o reconhecimento da vivência da educação do campo no Amazonas. Diante disto, se faz necessário uma política que compreenda todos os aspectos concernentes ao campo e da região Amazônica, sendo considerado nos materiais didáticos e na abordagem das aulas as características locais, utilizando nomenclaturas e terminologias próprias da comunidade, percebe-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido, no que se refere aos desafios da educação no campo do estado do Amazonas. Os estudos que abordam a temática são escassos, de forma que a delimitação temporal, precisou ser expandida para uma visualização coesa das problemáticas do cotidiano das escolas rurais. As reflexões buscaram evidenciar a necessidade da ampliação de pesquisas que relatem as características físicas do estado, com todas as suas singularidades e expansão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.