Não é de hoje que se discute a adoção de práticas lúdicas na educação, assim como os atravessamentos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. Com a pandemia de Covid-19, estes temas se entrelaçaram no debate sobre a utilização de jogos digitais na educação. Pensando nas crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um repositório de jogos digitais educacionais para o processo de alfabetização e letramento, ampliando as possibilidades de atuação docente no contexto das recentes modificações do espaço de sala de aula. Pesquisa social de abordagem qualitativa, que através das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, construiu um repositório de jogos digitais educacionais de livre acesso. Através do processo teórico-analítico desta pesquisa, enfatizamos a necessidade da(o) docente lançar um olhar crítico sobre os jogos digitais, para que os mesmos estejam inseridos dentro de um contexto em sala de aula. Importante também a compreensão por parte das(os) docentes da realidade social em que estão inseridos, considerando que as desigualdades sociais no Brasil aumentaram exponencialmente neste passado recente. Concluímos que a compreensão dos atravessamentos tecnológicos que surgiram em função da pandemia de Covid-19 na educação, assim como a necessidade de práticas mais lúdicas, é fundamental para pensarmos no processo de ensino e aprendizagem das crianças em fase de alfabetização e letramento. Nesse sentido, a construção do repositório de jogos digitais se configura como um espaço que pode contribuir na reflexão destas temáticas, com vistas a melhorias no processo de ensino e aprendizagem.