O presente estudo analisa o uso do jogo de mancala-awalé como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, na Unidade Escolar Benedito Martins Napoleão, em Barro Duro (PI). Para tanto, leva-se em consideração o seguinte problema: Quais as contribuições do jogo mancala para o ensino aprendizagem de Matemática? Nesse contexto, destaca-se a importância do uso de jogos matemáticos, especialmente os jogos africanos da família das Mancalas, como uma importante ferramenta para o ensino de matemática, sobretudo no ensino básico. Para isso, define-se como objetivo geral analisar os benefícios do jogo mancala-awalé para o ensino-aprendizagem de matemática. Desse modo, os objetivos específicos consistem em identificar as contribuições do jogo mancala para o ensino-aprendizagem dos alunos, classificar os conhecimentos matemáticos utilizados pelos os discentes, perceber as dificuldades encontradas durante o jogo mancala e, por fim, refletir acerca da importância da utilização do jogo como recurso didático. Para o alcance desses objetivos houve a realização de oficina com o jogo de mancala e aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, aplicadas com 26 alunos, de 14 anos ou mais, sendo a maioria do sexo femino e autodeclarados pretos ou pardos. A pesquisa de abordagem teórica culturalista, revelou que o jogo de mancala apresenta como principal benefício ou contribuição, o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, a exemplo o raciocínio lógico, memória, atenção, capacidade de resolver problemas matemáticos, além dos aspectos lúdicos, tecnológicos, culturais e filosóficos africanos presentes nestes jogos.