O presente estudo teve como se lançou com o objetivo de analisar o papel do coordenador pedagógico e sua importância em curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil, a fim de entender o papel do coordenador pedagógico, sua importância e como superar alguns dos obstáculos estruturais inerentes ao papel no curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil. E para tal é necessário: avaliar descritivamente o papel da Coordenação pedagógica de curso no ensino superior; identificar a amplitude dos meios estruturais para o cumprimento do papel inerentes no curso; refletir sobre como superar alguns dos obstáculos estruturais que lhe são inerentes. Considera-se que o coordenador de curso do ensino superior é responsável por projetar o desenvolvimento de atribuições concernente ao curso para a mediação das relações de orientação e aos instrumentos metodológicos no trabalho coletivo, e que, para tanto, tem nas perspectivas sobre as experiências educacionais, a visão estratégica, o perfil de liderança e a relação interpessoal como necessidade deste profissional para atingir a finalidade proposta da instituição. Este estudo, de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, consubstancia-se, dentre outros autores em Silva (2018), a fim de tecer sobre o papel descritivamente da Coordenação; e Araújo; Ribeiro (2016) para pensar o cumprimento do papel numa coordenação qualificada. As conclusões deste estudo apontam que o coordenador de curso se dá no coordenar a operacionalização do programa de curso, figurando imprescindível ator para o sucesso de uma instituição de ensino, ao levar em consideração seu engajamento no coordenar visando os ideais e os princípios educativos. Todavia, para a superação de alguns dos obstáculos estruturais no seu fazer, requer de o mesmo conhecer a amplitude dos obstáculos, contribuindo para uma mentalidade educacional de melhor qualidade no ensino superior.