O COORDENADOR PEDAGÓGICO DE CURSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E PERSPECTIVAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90320 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3912 "inscrito_id" => 14721 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO DE CURSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O presente estudo teve como se lançou com o objetivo de analisar o papel do coordenador pedagógico e sua importância em curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil, a fim de entender o papel do coordenador pedagógico, sua importância e como superar alguns dos obstáculos estruturais inerentes ao papel no curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil. E para tal é necessário: avaliar descritivamente o papel da Coordenação pedagógica de curso no ensino superior; identificar a amplitude dos meios estruturais para o cumprimento do papel inerentes no curso; refletir sobre como superar alguns dos obstáculos estruturais que lhe são inerentes. Considera-se que o coordenador de curso do ensino superior é responsável por projetar o desenvolvimento de atribuições concernente ao curso para a mediação das relações de orientação e aos instrumentos metodológicos no trabalho coletivo, e que, para tanto, tem nas perspectivas sobre as experiências educacionais, a visão estratégica, o perfil de liderança e a relação interpessoal como necessidade deste profissional para atingir a finalidade proposta da instituição. Este estudo, de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, consubstancia-se, dentre outros autores em Silva (2018), a fim de tecer sobre o papel descritivamente da Coordenação; e Araújo; Ribeiro (2016) para pensar o cumprimento do papel numa coordenação qualificada. As conclusões deste estudo apontam que o coordenador de curso se dá no coordenar a operacionalização do programa de curso, figurando imprescindível ator para o sucesso de uma instituição de ensino, ao levar em consideração seu engajamento no coordenar visando os ideais e os princípios educativos. Todavia, para a superação de alguns dos obstáculos estruturais no seu fazer, requer de o mesmo conhecer a amplitude dos obstáculos, contribuindo para uma mentalidade educacional de melhor qualidade no ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14721_TB3912_22092022162756.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DOS SANTOS COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Patricia dos Sa" "autor_email" => "pattideoliveira@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90320 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3912 "inscrito_id" => 14721 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO DE CURSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O presente estudo teve como se lançou com o objetivo de analisar o papel do coordenador pedagógico e sua importância em curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil, a fim de entender o papel do coordenador pedagógico, sua importância e como superar alguns dos obstáculos estruturais inerentes ao papel no curso oferecido em instituição de ensino superior no Brasil. E para tal é necessário: avaliar descritivamente o papel da Coordenação pedagógica de curso no ensino superior; identificar a amplitude dos meios estruturais para o cumprimento do papel inerentes no curso; refletir sobre como superar alguns dos obstáculos estruturais que lhe são inerentes. Considera-se que o coordenador de curso do ensino superior é responsável por projetar o desenvolvimento de atribuições concernente ao curso para a mediação das relações de orientação e aos instrumentos metodológicos no trabalho coletivo, e que, para tanto, tem nas perspectivas sobre as experiências educacionais, a visão estratégica, o perfil de liderança e a relação interpessoal como necessidade deste profissional para atingir a finalidade proposta da instituição. Este estudo, de caráter bibliográfico e de natureza qualitativa, consubstancia-se, dentre outros autores em Silva (2018), a fim de tecer sobre o papel descritivamente da Coordenação; e Araújo; Ribeiro (2016) para pensar o cumprimento do papel numa coordenação qualificada. As conclusões deste estudo apontam que o coordenador de curso se dá no coordenar a operacionalização do programa de curso, figurando imprescindível ator para o sucesso de uma instituição de ensino, ao levar em consideração seu engajamento no coordenar visando os ideais e os princípios educativos. Todavia, para a superação de alguns dos obstáculos estruturais no seu fazer, requer de o mesmo conhecer a amplitude dos obstáculos, contribuindo para uma mentalidade educacional de melhor qualidade no ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14721_TB3912_22092022162756.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DOS SANTOS COSTA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Patricia dos Sa" "autor_email" => "pattideoliveira@hotmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }