Este artigo tem por objetivo analisar as questões de uma unidade curricular presente no livro Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, vol. 2, de Cereja, Damien e Viana (2016), com base nos eixos da linguagem: análise linguística e oralidade e nas concepções de língua. Utilizou-se como arcabouço teórico os pressupostos de Koch e Elias (2008) para compreender qual concepção de linguagem embasa as atividades, ao passo que a análise linguística foi compreendida sob as abordagens de Mendonça (2006a; 2006b) e a oralidade teve seu alicerce nas fundamentações realizadas por Favero, Andrade e Aquino (2011), Crescitelli e Reis (2011), assim como em Luna e Rodrigues (2017). Sob esse viés, concluiu-se que o material didático apresenta uma concepção de língua subjacente às propostas entendida como favorável ao processo de ensino-aprendizagem, uma vez que une os eixos da linguagem, e as análises linguísticas são realizadas com base em atividades metalinguística e epilinguística. Todavia, é necessário firmar uma ressalva quanto à produção de textos orais, os quais são tratados, ainda, de forma secundária em relação à escrita, ou seja, o livro didático apresenta uma visão grafocêntrica diante de ambas as modalidades de produção de textos.