AVALIAÇÃO FORMATIVA E REGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS POR MEIO DE RUBRICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BELA CRUZ, CEARÁ
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A formação ocorreu através de uma oficina que trouxe reflexões sobre a avaliação formativa, por meio de autoavaliação e heteroavaliação, com uso de rubricas e acompanhamento sistemático do professor, permitindo o engajamento dos alunos na regulação de suas aprendizagens. Anteriormente à oficina, fez-se uma sondagem sobre os grandes desafios dos professores, destacando-se a avaliação formativa com equidade como grande desafio, realizou-se também, estudo bibliográfico sobre a temática, visando fortalecer a ação formativa, que embasou-se em estudos de Perrenoud, Luckesi, Biagiotti, Barreira, Boavida e Araújo. A realização da oficina formativa, permitiu vivenciar, na visão dos professores, os desafios e as possibilidades da aplicação de rubricas como instrumentos de avaliação formativa, destacando-se seu potencial para desenvolver o processo de auto e heteroavaliação, que, por sua vez, promove um maior engajamento dos estudantes no percurso formativo. 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