Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM DISLEXIA POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Sabe-se que há diversos métodos, na construção de um sujeito leitor, que envolve o processo de ensino-aprendizagem. Dentre eles destacam-se os jogos pedagógicos, como um meio fundamental para crianças com dislexia. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo discutir a relevância dos jogos pedagógicos como possíveis ferramentas de ensino-aprendizagem para as crianças com dislexia durante o processo de alfabetização. Desse modo, busca-se mostrar possibilidades que possam amenizar o agravamento das dificuldades de leitura, que comumente apresentam a crianças com esse transtorno específico da aprendizagem. O presente estudo também busca apontar possibilidades para os profissionais da educação com as possibilidades de alfabetizar e letrar de forma mais significativa e prazerosa, mostrando parâmetros teóricos e concretos. Este estudo de revisão integrativa, utilizou as bases de dados, Google acadêmico e Periódicos Capes, através das palavras-chave em português e inglês: Alfabetização e Letramento, Crianças, Dislexia, Jogos Pedagógicos. Literacy, Kids, Dyslexia, Educational Games. Com o resultado do processo mitológico foi possível encontrar 08 artigos que obedeceram aos critérios de elegibilidade. Além disso, busca-se apresentar a realidade quantitativa de pesquisas acadêmicas nas bases de dados pesquisadas, que trazem propostas pedagógicas que sirvam de subsídios, que possibilitassem o uso de jogos como meio pedagógico para letrar e alfabetizar crianças, sendo eles métodos eficazes para as práticas de ensino-aprendizagem. Por esse ângulo, observa-se que, mesmo com a BNCC destacando o brincar como um dos eixos e direitos no âmbito de aprendizagem e desenvolvimento da criança, e também comumente enfatizado pelos psicopedagogos, nas bases de dados observa-se muitas discursões teóricas e poucas propostas presentes nos trabalhos acadêmicos, que possam abranger o conhecimento a respeito e as possibilidades de materiais eficazes, que sirvam de exemplos na construção de materiais e métodos para formação leitora da criança com dislexia.

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