As disciplinas eletivas são caracterizadas por apresentar um planejamento curricular diferente das disciplinas básicas dos ateliês pedagógicos, trazendo inovação e criatividade. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo apresentar e descrever uma estratégia didática no ensino de Biotecnologia desenvolvida durante o Programa de Residência Pedagógica. Para isso, esse estudo se configurou como um Relato de Experiência abordando uma prática pedagógica desenvolvida com o 1º ano do Ensino Médio Integral de uma escola pública estadual de Alagoas. Como principais resultados, destacam-se a intensa participação dos estudantes durante o experimento de produção do pão, a articulação de conhecimentos do senso comum com o conhecimento científico e a aplicação de conceitos e técnicas da Biotecnologia aos problemas da agricultura com o controle de pragas. Assim, pode-se destacar que as disciplinas eletivas permitem a autonomia do professor e podem promover uma abordagem de ensino articulada e integrada com os fatores sociais, tecnológicos e ambientais que perpassam a aprendizagem de conceitos e técnicas de manuseio de equipamento de Laboratório.