Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOVIMENTO MAKER E TECNOLOGIAS: A ROBÓTICA SUSTENTÁVEL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88311
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 498
    "inscrito_id" => 12183
    "titulo" => "MOVIMENTO MAKER E TECNOLOGIAS: A ROBÓTICA SUSTENTÁVEL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo investigou as contribuições da robótica sustentável, amparada no ideário do Movimento Maker, no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma metodologia de natureza qualitativa, com caráter interpretativo. Foi realizado um estudo de caso com estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Alagoas. Foram discutidos conceitos da Física relacionados à educação ambiental, por meio do desenvolvimento de objetos tecnológicos com materiais reutilizados. Após a elaboração desses objetos, foi aplicado um questionário misto com os participantes. Com base nos resultados obtidos neste estudo, constatou-se que a robótica sustentável pode favorecer a educação colaborativa e autônoma entre os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12183_TB498_01102022202121.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALMIR ROGÉRIO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALMIR"
    "autor_email" => "valmir.rogerio.al@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88311
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 498
    "inscrito_id" => 12183
    "titulo" => "MOVIMENTO MAKER E TECNOLOGIAS: A ROBÓTICA SUSTENTÁVEL COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo investigou as contribuições da robótica sustentável, amparada no ideário do Movimento Maker, no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma metodologia de natureza qualitativa, com caráter interpretativo. Foi realizado um estudo de caso com estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Alagoas. Foram discutidos conceitos da Física relacionados à educação ambiental, por meio do desenvolvimento de objetos tecnológicos com materiais reutilizados. Após a elaboração desses objetos, foi aplicado um questionário misto com os participantes. Com base nos resultados obtidos neste estudo, constatou-se que a robótica sustentável pode favorecer a educação colaborativa e autônoma entre os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12183_TB498_01102022202121.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALMIR ROGÉRIO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VALMIR"
    "autor_email" => "valmir.rogerio.al@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo investigou as contribuições da robótica sustentável, amparada no ideário do Movimento Maker, no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma metodologia de natureza qualitativa, com caráter interpretativo. Foi realizado um estudo de caso com estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Alagoas. Foram discutidos conceitos da Física relacionados à educação ambiental, por meio do desenvolvimento de objetos tecnológicos com materiais reutilizados. Após a elaboração desses objetos, foi aplicado um questionário misto com os participantes. Com base nos resultados obtidos neste estudo, constatou-se que a robótica sustentável pode favorecer a educação colaborativa e autônoma entre os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.