PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS AS TECNOLOGIAS NA EJA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90808 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4586 "inscrito_id" => 15023 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS AS TECNOLOGIAS NA EJA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade considerada mais adequada para a Educação Básica. A oferta nessa modalidade visa promover a inclusão social e o acesso à educação desse público, por compreender a educação como direito de todos. A partir disso, o presente estudo tem como objetivo principal investigar a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas de professores da EJA, desafios e possibilidades durante a pandemia. A escolha da temática desse estudo parte do olhar reflexivo como professora alfabetizadora dos municípios de Natal/RN e Ceará-Mirim/RN, observando que o público da EJA é o mais excluído socialmente da educação formal. Também, por estar relacionada com as emergentes mudanças no ensino devido à ocorrência da pandemia do Covid-19, gerando diversos impactos e mudanças na organização das aulas e do fazer pedagógico. Para tal, o estudo de cunho exploratório fundamenta-se com base em teóricos que abordam a temática da EJA como Freire (2013, 2019), Haddad e Pierro (2000), teóricos que estudam sobre as tecnologias no ambiente escolar como Moran (1999, 2017), Almeida e Valente (2012), entre outros autores. Também, com aplicação de questionário online pelo Google Forms com questões abertas e fechadas, para 10 professores da EJA de uma escola pública de Natal/RN. Por fim, percebeu-se que o ensino durante 2020 e 2021 aconteceu de forma remota e que os professores mesclaram diversas metodologias ativas de aprendizagem, com o objetivo de inserir os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, mesmo diante dos desafios citados pelos professores, como a falta de equipamentos tecnológicos, as possibilidades de continuar o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia foram muitas, devido ao engajamento dos profissionais, tanto professores como gestão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15023_TB4586_26092022144404.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA CAMPOS GINES LORENA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanagines@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90808 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4586 "inscrito_id" => 15023 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS AS TECNOLOGIAS NA EJA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade considerada mais adequada para a Educação Básica. A oferta nessa modalidade visa promover a inclusão social e o acesso à educação desse público, por compreender a educação como direito de todos. A partir disso, o presente estudo tem como objetivo principal investigar a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas de professores da EJA, desafios e possibilidades durante a pandemia. A escolha da temática desse estudo parte do olhar reflexivo como professora alfabetizadora dos municípios de Natal/RN e Ceará-Mirim/RN, observando que o público da EJA é o mais excluído socialmente da educação formal. Também, por estar relacionada com as emergentes mudanças no ensino devido à ocorrência da pandemia do Covid-19, gerando diversos impactos e mudanças na organização das aulas e do fazer pedagógico. Para tal, o estudo de cunho exploratório fundamenta-se com base em teóricos que abordam a temática da EJA como Freire (2013, 2019), Haddad e Pierro (2000), teóricos que estudam sobre as tecnologias no ambiente escolar como Moran (1999, 2017), Almeida e Valente (2012), entre outros autores. Também, com aplicação de questionário online pelo Google Forms com questões abertas e fechadas, para 10 professores da EJA de uma escola pública de Natal/RN. Por fim, percebeu-se que o ensino durante 2020 e 2021 aconteceu de forma remota e que os professores mesclaram diversas metodologias ativas de aprendizagem, com o objetivo de inserir os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, mesmo diante dos desafios citados pelos professores, como a falta de equipamentos tecnológicos, as possibilidades de continuar o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia foram muitas, devido ao engajamento dos profissionais, tanto professores como gestão escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15023_TB4586_26092022144404.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA CAMPOS GINES LORENA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "luanagines@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }