Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FAMÍLIAS, PERCURSO SOCIOEDUCATIVO E A PRÁTICA DE LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: AÇÕES INTERSETORIAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA NO SUAS/CRIANÇA FELIZ NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB.

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências das ações intersetorais desenvolvidas através do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz (PCF) do município de Queimadas-PB, destacando o processo socioeducativo junto às famílias acompanhadas, para a compreensão da importância da leitura na primeira infância, tendo início desde a gestação na leitura da mãe para o bebê. Compreende-se que o desenvolvimento dos hábitos literários das crianças advém, fundamentalmente, do tempo e predisposição da família dedicado a este momento educativo, esta, porém, não é uma realidade para todas as famílias, principalmente aquelas que vivem em situações de vulnerabilidade social, e é a esse público que, juntamente a outros programas e serviços, a exemplo da Gerência de Articulação de política Pública para Mulheres (GAPM) e o Serviço Municipal de Capacitação e Desenvolvimento-Qualifica, ambos integram a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Municipal, o PCF atua, promovendo o acesso aos livros e levando orientações aos familiares. O estudo é de caráter qualitativo, buscando pontuar as experiências a partir das aplicações das visitas domiciliares do Programa Criança Feliz. A análise dos dados está em construção, portanto os resultados aqui apresentados são prévios. A família é o espaço social com maior influência no desenvolvimento infantil, portanto é necessário promover mais espaços familiares e sociais de leitura adequados às características da primeira infância como forma de incentivo à leitura.

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