PARA ALÉM DA ESCOLA: ONDE CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDEM SOBRE CIÊNCIAS, CIENTISTA E INVESTIGAÇÃO.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88477 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1118 "inscrito_id" => 12814 "titulo" => "PARA ALÉM DA ESCOLA: ONDE CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDEM SOBRE CIÊNCIAS, CIENTISTA E INVESTIGAÇÃO." "resumo" => "A concepção de Ciência é formada ao longo da vida dos indivíduos, principalmente na infância e adolescência, faixa etária a qual deveriam estar frequentando o ambiente escolar. Para além da concepção de Ciência, é fundamental que possamos conhecer também quem faz a Ciência (cientista), e como ocorre seu processo de formação (a investigação). O processo de construção de conhecimentos sobre esse conjunto emparelha-se ao processo de Alfabetização Científica, que visa a formação dos indivíduos para atuar na sociedade de forma integral e assertiva, a partir dos avanços da ciência e tecnologia. Diante destes avanços, o contato da população com as mídias digitais (e não digitais) é frequente e deve ser considerado na formação das concepções dos indivíduos, por isso, este trabalho objetivou analisar onde as crianças e adolescentes declaram aprender sobre Ciência, Cientista e Investigação. Para isso aplicamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com crianças e estudantes dos anos de transição da Educação Básica. As transcrições dessas entrevistas foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que os estudantes formam suas concepções de Ciência, Cientista e Investigação não somente na escola, mas também possuem uma relação de aprendizado com mídias, principalmente as mídias digitais, como canais de TV, séries e Youtube." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12814_TB1118_20062022172614.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE BATISTA SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE SOUZA" "autor_email" => "cbs.souza@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88477 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1118 "inscrito_id" => 12814 "titulo" => "PARA ALÉM DA ESCOLA: ONDE CRIANÇAS E ADOLESCENTES APRENDEM SOBRE CIÊNCIAS, CIENTISTA E INVESTIGAÇÃO." "resumo" => "A concepção de Ciência é formada ao longo da vida dos indivíduos, principalmente na infância e adolescência, faixa etária a qual deveriam estar frequentando o ambiente escolar. Para além da concepção de Ciência, é fundamental que possamos conhecer também quem faz a Ciência (cientista), e como ocorre seu processo de formação (a investigação). O processo de construção de conhecimentos sobre esse conjunto emparelha-se ao processo de Alfabetização Científica, que visa a formação dos indivíduos para atuar na sociedade de forma integral e assertiva, a partir dos avanços da ciência e tecnologia. Diante destes avanços, o contato da população com as mídias digitais (e não digitais) é frequente e deve ser considerado na formação das concepções dos indivíduos, por isso, este trabalho objetivou analisar onde as crianças e adolescentes declaram aprender sobre Ciência, Cientista e Investigação. Para isso aplicamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com crianças e estudantes dos anos de transição da Educação Básica. As transcrições dessas entrevistas foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que os estudantes formam suas concepções de Ciência, Cientista e Investigação não somente na escola, mas também possuem uma relação de aprendizado com mídias, principalmente as mídias digitais, como canais de TV, séries e Youtube." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID12814_TB1118_20062022172614.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE BATISTA SILVA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE SOUZA" "autor_email" => "cbs.souza@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }