A concepção de Ciência é formada ao longo da vida dos indivíduos, principalmente na infância e adolescência, faixa etária a qual deveriam estar frequentando o ambiente escolar. Para além da concepção de Ciência, é fundamental que possamos conhecer também quem faz a Ciência (cientista), e como ocorre seu processo de formação (a investigação). O processo de construção de conhecimentos sobre esse conjunto emparelha-se ao processo de Alfabetização Científica, que visa a formação dos indivíduos para atuar na sociedade de forma integral e assertiva, a partir dos avanços da ciência e tecnologia. Diante destes avanços, o contato da população com as mídias digitais (e não digitais) é frequente e deve ser considerado na formação das concepções dos indivíduos, por isso, este trabalho objetivou analisar onde as crianças e adolescentes declaram aprender sobre Ciência, Cientista e Investigação. Para isso aplicamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com crianças e estudantes dos anos de transição da Educação Básica. As transcrições dessas entrevistas foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados dessa pesquisa evidenciam que os estudantes formam suas concepções de Ciência, Cientista e Investigação não somente na escola, mas também possuem uma relação de aprendizado com mídias, principalmente as mídias digitais, como canais de TV, séries e Youtube.