Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENGAJAMENTO NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO CONTEXTO PANDÊMICO-COVID 19

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88339 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 869 "inscrito_id" => 11170 "titulo" => "O ENGAJAMENTO NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO CONTEXTO PANDÊMICO-COVID 19" "resumo" => "A presente pesquisa tem por foco destacar a relevância do engajamento entre escola e família no contexto pandêmico COVID-19, assim como as contribuições de ambos para o processo de ensino aprendizagem do aluno. Cabe ressaltar que a solidez desse relacionamento propõe segurança e pro atividade ao educando, fazendo com que este passe a assumir seu protagonismos no ambiente escolar com eficácia. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo analisar de que forma a participação dos pais nas atividades escolares no período do ensino remoto influencia no desempenho escolar de seus filhos, refletindo sobre os fatores que causaram o distanciamento entre os pais e a escola, visando compreender a importância da relação escola/família e a necessidade do engajamento de ambas no processo de aprendizagem do aluno na modalidade do ensino remoto, destacando a contribuição da família no desempenho escolar dos filhos no contexto pandêmico. A pesquisa deu-se a partir de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, com aporte teórico apoiado em autores como Freitas (2011), Piaget (2007), Parolim (2003), Fernandes (2001), dentre outros. A partir dos resultados da pesquisa constatou-se a relevância do engajamento entre a escola e a família na eficácia do processo de ensino aprendizagem do educando, visto que esta parceria de ambos atuaria de forma positiva no rendimento escolar do mesmo.A presente pesquisa tem por foco destacar a relevância do engajamento entre escola e família no contexto pandêmico COVID-19, assim como as contribuições de ambo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11170_TB869_03082022125330.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANIA MARIA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Ivania Maria" "autor_email" => "sivania180@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88339 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 869 "inscrito_id" => 11170 "titulo" => "O ENGAJAMENTO NA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO CONTEXTO PANDÊMICO-COVID 19" "resumo" => "A presente pesquisa tem por foco destacar a relevância do engajamento entre escola e família no contexto pandêmico COVID-19, assim como as contribuições de ambos para o processo de ensino aprendizagem do aluno. Cabe ressaltar que a solidez desse relacionamento propõe segurança e pro atividade ao educando, fazendo com que este passe a assumir seu protagonismos no ambiente escolar com eficácia. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo analisar de que forma a participação dos pais nas atividades escolares no período do ensino remoto influencia no desempenho escolar de seus filhos, refletindo sobre os fatores que causaram o distanciamento entre os pais e a escola, visando compreender a importância da relação escola/família e a necessidade do engajamento de ambas no processo de aprendizagem do aluno na modalidade do ensino remoto, destacando a contribuição da família no desempenho escolar dos filhos no contexto pandêmico. A pesquisa deu-se a partir de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, com aporte teórico apoiado em autores como Freitas (2011), Piaget (2007), Parolim (2003), Fernandes (2001), dentre outros. A partir dos resultados da pesquisa constatou-se a relevância do engajamento entre a escola e a família na eficácia do processo de ensino aprendizagem do educando, visto que esta parceria de ambos atuaria de forma positiva no rendimento escolar do mesmo.A presente pesquisa tem por foco destacar a relevância do engajamento entre escola e família no contexto pandêmico COVID-19, assim como as contribuições de ambo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11170_TB869_03082022125330.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANIA MARIA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Ivania Maria" "autor_email" => "sivania180@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A presente pesquisa tem por foco destacar a relevância do engajamento entre escola e família no contexto pandêmico COVID-19, assim como as contribuições de ambos para o processo de ensino aprendizagem do aluno. Cabe ressaltar que a solidez desse relacionamento propõe segurança e pro atividade ao educando, fazendo com que este passe a assumir seu protagonismos no ambiente escolar com eficácia. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo analisar de que forma a participação dos pais nas atividades escolares no período do ensino remoto influencia no desempenho escolar de seus filhos, refletindo sobre os fatores que causaram o distanciamento entre os pais e a escola, visando compreender a importância da relação escola/família e a necessidade do engajamento de ambas no processo de aprendizagem do aluno na modalidade do ensino remoto, destacando a contribuição da família no desempenho escolar dos filhos no contexto pandêmico. A pesquisa deu-se a partir de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, com aporte teórico apoiado em autores como Freitas (2011), Piaget (2007), Parolim (2003), Fernandes (2001), dentre outros. A partir dos resultados da pesquisa constatou-se a relevância do engajamento entre a escola e a família na eficácia do processo de ensino aprendizagem do educando, visto que esta parceria de ambos atuaria de forma positiva no rendimento escolar do mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.