A presente pesquisa tem por foco destacar a relevância do engajamento entre escola e família no contexto pandêmico COVID-19, assim como as contribuições de ambos para o processo de ensino aprendizagem do aluno. Cabe ressaltar que a solidez desse relacionamento propõe segurança e pro atividade ao educando, fazendo com que este passe a assumir seu protagonismos no ambiente escolar com eficácia. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo analisar de que forma a participação dos pais nas atividades escolares no período do ensino remoto influencia no desempenho escolar de seus filhos, refletindo sobre os fatores que causaram o distanciamento entre os pais e a escola, visando compreender a importância da relação escola/família e a necessidade do engajamento de ambas no processo de aprendizagem do aluno na modalidade do ensino remoto, destacando a contribuição da família no desempenho escolar dos filhos no contexto pandêmico. A pesquisa deu-se a partir de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, com aporte teórico apoiado em autores como Freitas (2011), Piaget (2007), Parolim (2003), Fernandes (2001), dentre outros. A partir dos resultados da pesquisa constatou-se a relevância do engajamento entre a escola e a família na eficácia do processo de ensino aprendizagem do educando, visto que esta parceria de ambos atuaria de forma positiva no rendimento escolar do mesmo.